Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.06 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O referido trabalho para finalização do curso de Mestrado de Educação e Lazer trouxe ao debate, estudos com a temática Educação e Lazer, mas com perspetivas de práticas educativas e de lazer em contextos e pensamentos relacionado com a natureza, com foco no modelo Forest School (FS). Este modelo foi revelado por volta de 1950, nos países como Dinamarca, Finlândia, Suécia e Reino Unido, que ao revisarem seus sistemas educacionais reavaliaram a possibilidade de uma educação em meio a natureza. A modalidade FS que abordamos no presente estudo foi fundamentado no Reino Unido, sob a influência de pensadores como Locke, Piaget, Vygotsky, Montessori e Fröbel tendo em vista abordagens pedagógicas que visam o desenvolvimento integral e holístico da criança, proporcionando um tempo-espaço de experimentação prática de forma autónoma, para aprofundamento de competências, capacidades e aptidões. Após o levantamento de projetos e escolas que utilizam o FS como modelo de educação na natureza, escolhemos um projeto sediado na Região Centro. A pesquisa de caráter qualitativa e exploratória, com característica de observação participativa verificou os possíveis resultados acerca das competências e as perspetivas deste trabalho de educação na natureza, utilizando como base educativa e de lazer o modelo FS. A observação participativa, permitiu aos educadores uma visão mais pontual dos objetivos de forma geral e específico, assim como para a coleta de dados e resultados alcançados em cada sessão de forma a construir um estudo consistente. Os objetivos do nosso trabalho foram: analisar as perspetivas da experiência em FS, baseada no modelo do Reino Unido, em Portugal e analisá-las a vista do desenvolvimento das crianças participantes do projeto; avaliar as crianças participantes, como a experiência na natureza auxiliou no desenvolvimento seu integral e destacar as competências alcançadas no decorrer da experiência como o bem-estar, motoras, sociais, emocionais, socioambientais e o envolvimento nas atividades e no espaço dentro da experimentação de 8 sessões em FS; destacar quais os princípios do FS do Reino Unido se assemelham com o projeto estudado. A coleta de dados ocorreu a partir da observação participativa com orientação da grelha construída para nortear os educadores quanto ao que observar em cada sessão e atividade realizada. Observou-se então que as crianças participantes da experiência FS no projeto, puderam se desenvolver de forma autónoma, com autoestima e com melhoramento em diversas competências, além do bem-estar. E ainda, ao final do estudo, foi realizado um questionário online com os pais dos alunos participantes, em que verificamos dois pontos importantes: o primeiro, os pais que permitiam os filhos a experiência, já haviam tido algum contacto anteriormente com a natureza; segundo, as crianças tiveram melhoras significantes em relação dos desenvolvimento motor e competências emocionais e socias além de ambientais, com a experiência FS. Sabemos que é fundamental disseminar este trabalho entre educadores, professores, estudantes e pais, para que todos tenham consciência das possibilidades, benefícios e perspetivas das práticas educativas e de lazer proporcionadas pela experiência FS. A medida que estudamos sobre este tema em Portugal, percebemos que ainda há muito a ser pesquisado, estudado e, principalmente, a nível académico e científico. Essa pesquisa busca agregar valor aos trabalhos já existentes e, ao mesmo tempo, incentivar a realização de mais práticas educativas e de lazer na natureza nas escolas e projetos deste país.
Description
Keywords
Educação Lazer Forest School Natureza