Repository logo
 
Publication

A programação artística e cultural para crianças e jovens como oportunidade de construção de mundo comum

dc.contributor.authorGomes, E. X.
dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.date.accessioned2024-01-04T09:59:05Z
dc.date.available2024-01-04T09:59:05Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractApresenta-se um estudo exploratório sobre as potencialidades educativas da programação artística e cultural para crianças e jovens, partindo da análise da oferta de três equipamentos culturais localizados na cidade de Lisboa. Esta análise será feita a partir de três dimensões: concepções de infância/s subjacentes ao trabalho artístico e cultural; a oportunidade de promover encontros com o mundo por via da ampliação da camada sensível dos temas, objetos, contextos, obras que são dadas à fruição através das linguagens artísticas; o lugar da programação artística nas tendências de democratização da cultura e de democracia cultural. Defendendo que o mundo comum não nos é dado, exigindo-se, ao invés, a sua permanente construção pela aventura de pôr em comum que o não era, discutiremos a possibilidade de os contextos de arte e cultura poderem ser lugar de construção de mundo comum pela presença e participação, de pleno direito, de crianças em espaços públicos formais, como seja o museu, o teatro, os monumentos e lugares simbólicos da história, dando visibilidade a uma maior pluralidade da existência humana. Concluímos defendendo que a programação artística e cultural para crianças configura um objeto de estudo em emergência no terreno das ciências da educação.pt_PT
dc.description.abstractAn exploratory study on the specificity of the artistic and cultural program for children and young people is presented. It was developed through the analysis of the program of three cultural institutions located in the city of Lisbon, aiming to present a diversity of approaches, without claiming any type of representativeness. This analysis will be made through three dimensions:The conceptions of childhood underlying the artistic and cultural work;The opportunity to promote encounters with the world by expanding the sensitive layer of themes, objects, contexts, works that are given to fruition through artistic languages;The place of artistic programming in trends towards the democratization of culture and cultural democracy.Defending that the common world is not given, demanding, instead, its permanent construction, through the adventure of putting in common that it was not, we will discuss the possibility of contexts of art and culture being places of construction of the common world due to the presence and participation, by right, of children in formal public spaces, such as the museum, the theater, monuments and symbolic places of the nation's history, giving visibility to a greater plurality of human existence. We conclude by arguing that artistic and cultural programming for children is an emerging object of study in the field of educational sciences.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, E. X. & Pires, A. L. (2023). A programação artística e cultural para crianças e jovens como oportunidade de construção de mundo comum. In C. Pires et al. (Ed), Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas: Atas do XVI Congresso da SPCE (pp.108-116). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2022.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95390-5-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48666
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDemocratização/democracia culturalpt_PT
dc.subjectProgramação artística e culturalpt_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCultural democratization and democracypt_PT
dc.subjectArtistic and cultural programmingpt_PT
dc.titleA programação artística e cultural para crianças e jovens como oportunidade de construção de mundo comumpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGomes
person.familyNameOliveira Pires
person.givenNameElisabete Xavier
person.givenNameAna Luisa
person.identifier.ciencia-id6819-3243-E909
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.orcid0000-0001-6635-6307
person.identifier.ridC-7073-2019
person.identifier.scopus-author-id35069574000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
texto Livro_de_Atas_SPCE_2022 p.108-116.pdf
Size:
268.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: