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Abstract(s)
A internet é hoje em dia uma plataforma através da qual são realizadas transações.
As vantagens que este canal online oferece enquanto disponibilidade e diversidade de
bens e serviços é incomparável com os bens e serviços que os consumidores têm
disponíveis no canal dito tradicional, com um mesmo esforço. Não é de estranhar que os
consumidores procurem no canal online ofertas vantajosas para as suas necessidades e
desejos.
Todas as empresas procuram dar aos seus clientes vantagens para que as transações
sejam realizadas no canal online, e são inúmeros os consumidores que procuram as
melhores ofertas, ao melhor preço de acordo com os padrões desejados,
independentemente dos esforços das marcas. No online os preços mais reduzidos são
um fator bastante considerado. Considerando a dificuldade que tem sido evidenciada
pelas empresas em conseguir aumentar a lealdade dos clientes online e também por
estudos anteriormente realizados, esta dissertação propõe um modelo de investigação
que visa contribuir para a identificação dos fatores que influenciem a lealdade no canal
online.
Assim, do modelo elaborado, procurou-se recolher dados através de um questionário
online, autoadministrado, do qual resultaram 251 observações. Recorrendo a testes
estatísticos paramétricos, como a regressão linear múltipla, este trabalho obteve
conclusões consideradas importantes para a comunidade científica e para o mundo
empresarial.
Neste sentido, o estudo identificou que a reputação da marca e as caraterísticas dos
websites são fundamentais para a existência da lealdade online. De modo que, as
empresas deverão considerar que a sua reputação é cada vez mais importante no âmbito
online, mas também o desenvolvimento de um website cujas caraterísticas
proporcionem melhor contacto com a loja virtual. Todavia, por esta dissertação ter
apresentado algumas limitações sugerem-se novas investigações futuras no âmbito do
marketing relacional, mais propriamente em torno da lealdade online.
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Description
Keywords
Lealdade online Reputação da marca Caraterísticas dos websites Satisfação online Confiança online