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Comunicação aumentativa e alternativa em crianças com paralisia cerebral: contributos da literatura

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorBaptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
dc.contributor.authorQuadros, Rosicléia Queiroz Ferreira de
dc.date.accessioned2025-04-09T12:55:02Z
dc.date.available2025-04-09T12:55:02Z
dc.date.issued2025-02-28
dc.description.abstractEste estudo investiga a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como uma ferramenta essencial para empoderar crianças com paralisia cerebral (PC) que enfrentam dificuldades na comunicação verbal. A pesquisa aborda o impacto da CAA na vida destas crianças, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades. Segundo autores da área, a CAA vai além da facilitação da comunicação: ela promove a inclusão social, o desenvolvimento cognitivo e a autonomia infantil. Sistemas de baixa e alta tecnologia, como pranchas de comunicação e softwares especializados, permitem que as crianças expressem as suas necessidades e emoções, participando ativamente em interações sociais e atividades educacionais. A literatura revela que a aplicação de dispositivos como o Grid 3 e o PECS tem transformado a vida de crianças com PC, permitindo-lhes comunicar-se eficazmente com familiares, amigos e educadores, o que reduz a frustração e o isolamento social. O sucesso da CAA depende de uma intervenção precoce e de uma adaptação cuidadosa dos sistemas às necessidades individuais de cada criança, considerando as suas habilidades motoras, cognitivas e o ambiente social. Além disso, o treinamento contínuo de pais, professores e profissionais é fundamental para assegurar uma implementação eficaz e sustentável da CAA. Em Portugal, políticas como a Lei nº 38/2004 e o Decreto- Lei nº 54/2018 reforçam o acesso à CAA em áreas como educação e saúde, enquanto associações, como o Centro de Recursos para a Educação (CRTIC), desempenham um papel vital no apoio e defesa dos direitos dessas crianças. O interesse académico pela CAA tem crescido, impulsionado pelos avanços tecnológicos e pelo fortalecimento de políticas de inclusão. Conclui-se que a CAA é uma ferramenta transformadora, que atua como catalisador de inclusão, autonomia e desenvolvimento para crianças com PC. Investir em pesquisa, formação e políticas públicas que assegurem o acesso equitativo à CAA contribui para uma sociedade mais justa, onde todas as crianças, independentemente de suas capacidades, possam participar plenamente na vida em comunidade.por
dc.description.abstractThis study investigates Augmentative and Alternative Communication (AAC) as an essential tool to empower children with cerebral palsy (CP) who face difficulties in verbal communication. The research addresses the impact of AAC on the lives of these children, highlighting both the challenges and opportunities. According to authors in the field, AAC goes beyond facilitating communication; it promotes social inclusion, cognitive development and child autonomy. Low and high-tech systems, such as communication boards and specialized software, allow children to express their needs and emotions, actively participating in social interactions and educational activities. The literature shows that the application of devices such as Grid 3 and PECS has transformed the lives of children with CP, allowing them to communicate effectively with family, friends and educators, which reduces frustration and social isolation. The success of AAC depends on early intervention and careful adaptation of the systems to the individual needs of each child, considering their motor and cognitive skills and social environment. Furthermore, ongoing training of parents, teachers and professionals is essential to ensure effective and sustainable implementation of AAC (In Portugal, policies such as Law No. 38/2004 and Decree-Law No. 54/2018 reinforce access to AAC in areas such as education and health, and the Resource Center for Education (CRTIC) plays a vital role in supporting and defending the rights of these children). Academic interest in AAC has grown, driven by technological advances and the strengthening of inclusion policies. It is concluded that AAC is a transformative tool, which acts as a catalyst for inclusion, autonomy and development for children with CP. Investing in research, training and public policies that ensure equitable access to AAC contributes to a more just society, where all children, regardless of their abilities, can fully participate in community life.eng
dc.identifier.tid203929705
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57590
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
dc.subjectComunicação Aumentativa
dc.subjectEducação Especial
dc.subjectParalisia Cerebral
dc.subjectAugmentative Communication
dc.subjectSpecial Education
dc.subjectCerebral Palsy
dc.titleComunicação aumentativa e alternativa em crianças com paralisia cerebral: contributos da literaturapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

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