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Abstract(s)
A psicoacústica, ramo da psicofísica, é a ciência que estuda a ligação entre os estímulos
acústicos e os atributos psicológicos do som. Por meio da relação entre acústica, psicologia, música e
fisiologia podemos compreender a perceção do som. Este artigo tem por objetivo explorar a perceção
do pitch enquanto fenómeno importante em música. Ao tratar-se de um estudo qualitativo, adotou-se
como metodologia a revisão narrativa de literatura sobre o pitch. Como resultados, refira-se que as
teorias da audição, do lugar e temporal, estarão na base da explicação do pitch saliente, dado os
harmónicos resolvidos e não resolvidos terem influência na sua definição. A informação subjacente
aos harmónicos resolvidos será extraída por meio dos mecanismos do lugar e do tempo e a
informação associada aos harmónicos não resolvidos será codificada através do mecanismo
temporal. Os sons periódicos que possuem harmónicos resolvidos terão um pitch forte e os que têm
apenas harmónicos não resolvidos terão um pitch fraco. O pitch é dominado pelos harmónicos
resolvidos de categoria mais baixa, compreendendo os primeiros cinco a oito componentes de
frequência.
Description
Keywords
Pitch Som puro Som complexo Harmónicos resolvidos e não resolvidos Teoria do lugar Teoria temporal
Citation
Publisher
[Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade]