Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comportamentos de risco no aeroporto de Lisboa: áreas de chegadas e partidas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese - final.pdf2.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Hodiernamente, o setor da aviação afirma-se como uma das indústrias líderes mundiais, mobilizando milhões de passageiros que cada vez mais procuram o transporte aéreo para viajar. O Aeroporto de Lisboa, situado na capital de Portugal, transversalmente à evolução do setor da aviação civil, tem sofrido um incremento nos seus fluxos de passageiros e mercadorias, com o consequente aumento da concentração de pessoas nas zonas públicas da aerogare, onde qualquer pessoa pode circular e/ou permanecer, sem qualquer tipo de restrição ou medida de controlo. A falta de controlo de acessos à aerogare torna-a num alvo conveniente para a concretização de ameaças, onde o principal risco de um potencial atacante, é ser detetado e intercetado pelos polícias que ali se encontram. Através do conhecimento e deteção de determinados indicadores de risco, que alertam para iminência de possíveis ameaças, possibilita-se uma intervenção policial precoce impedindo a concretização das mesmas. A presente investigação procedeu à realização de um estudo exploratório, permitindo a obtenção de conhecimento relevante para temática dos comportamentos de risco, cuja difusão (quer pelos comandantes de polícia, quer pelos polícias no terreno) poderá contribuir para um melhor desempenho da técnica deteção de comportamentos suspeitos, e consequente identificação de comportamentos risco no interior da aerogare.
Nowadays, the aviation industry claims to be one of the world's leading industries, mobilizing millions of passengers who are increasingly seeking for air travel. The Lisbon Airport, located in the capital of Portugal, along with the evolution of the civil aviation sector, has been increasing their passenger and its merchandise flows, with the consequent increase in the concentration of people in the public areas of the airport, where anyone may circulate and / or remain, without any type of restriction or control measure. The lack of access control to the terminal makes it a convenient target for threats, where the main risk of a potential attacker is to be detected and intercepted by the police on the field. Through the knowledge and detection of certain risk indicators, which alert to the imminence of possible threats, it is possible to have an early police intervention preventing them from materializing. The present investigation carried out an exploratory study, allowed to obtain relevant knowledge on the subject of risk behaviours, whose diffusion (either by police commanders or by the police officers) may contribute to a better performance of the behaviour detection technique, and consequent identification of risk behaviours inside the terminal.

Description

Keywords

Polícia de Segurança Pública Aeroporto de Lisboa Soft target Segurança Comportamentos de risco Deteção de comportamentos suspeitos

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License