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O Humor na Comunicação Digital: o caso da marca Super Bock

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Maria do Carmo
dc.contributor.authorFerreira, Jéssica da Silva
dc.date.accessioned2021-01-27T17:22:21Z
dc.date.available2021-01-27T17:22:21Z
dc.date.issued2020-12-02
dc.description.abstractAs redes sociais vieram estabelecer-se como um novo canal de comunicação poderoso, influenciando os comportamentos e costumes dos consumidores. O humor é muitas vezes utilizado para captar a atenção dos potenciais e/ou clientes e com o surgimento do digital, há mais uma arma poderosa para as pessoas se identificarem com as marcas. Neste seguimento, este estudo de caso visa analisar o impacto digital da marca de cerveja Super Bock nas redes sociais, mais especificamente no Facebook, com base no humor e impacto deste canal, junto dos seus seguidores. A Super Bock é conhecida por muitos portugueses, não apenas pelos seus produtos, mas também pela sua comunicação original, tanto nas redes sociais, como nos anúncios televisivos e nos mupis, estando sempre por dentro dos assuntos da atualidade. Nas redes sociais promovem conteúdos gráficos com humor e assinalam marcos importantes, como datas comemorativas em Portugal e no Mundo. A Super Bock tem feito história pela criatividade imaginativa da sua comunicação, por vezes muito perto do marketing de emboscada. Com uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, analisando o Facebook da marca e realizado o focus group, pode concluir-se que há três pilares fundamentais na consideração do humor, sendo estes: a relevância, o timing e a pertinência, precisamente os aspetos em que a Super Bock emprega o humor. A sua comunicação é reconhecida pelo público por ser humorística e os seguidores/consumidores sentem uma grande proximidade com a marca, de cariz praticamente familiar. A Super Bock é reconhecida pelos seus seguidores como uma uma cerveja de boa qualidade, o marketing da marca é um dos principais fatores que faz com que esta cerveja seja a escolhida no momento da compra em detrimento das outras marcas de cerveja.pt_PT
dc.description.abstractThe emergence of social networks has established itself as a powerful new channel of communication, influencing consumer behavior and customs. Humor is often used as a way to capture customers' attention and with the emergence of digital, this is another powerful weapon for people to identify with brands. On that account, this study aims to analyze the digital impact of the Super Bock beer on social networks, more specifically on Facebook, based on the impact and strategy of these channels with their followers. Super Bock is known by many Portuguese, not only for its products, but also for its ability to capture the attention of social network consumers, always being on top of the event, marking important milestones and promoting digital content with humor. Super Bock has made history by the imaginative creativity of its communication, sometimes very close to ambush marketing. With a methodological approach of a qualitative and demographic nature, analyzing Super Bock’s Facebook and the focus group, it can be concluded that there are three fundamental pillars in the consideration of humor: relevance, timing and pertinence, precisely the aspects that Super Bock uses in its humor. Their communication is recognized by the public for being humorous and the followers/consumers feel a big proximity to the brand, almost family related. Super Bock is recognized by its followers as a good quality beer, the brand's marketing is one of the main factors that makes this beer the chosen one at time of purchase over other beer brands.pt_PT
dc.identifier.tid202595781pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34961
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSuper Bockpt_PT
dc.subjectHumorpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.titleO Humor na Comunicação Digital: o caso da marca Super Bockpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

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Dissertação de M-MD - Jéssica Ferreira.pdf
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