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- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Silva, Ana Rita Magalhães da Costa e; Ruivo, Isabel Maria SilvaO Relatório de Estágio Profissional corresponde ao meu percurso nas unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação João de Deus durante os anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Este Relatório encontra-se dividido em quatro capítulos, nomeadamente: Relatos; Planificações; Dispositivos de avaliação e a Apresentação de uma Proposta de projeto. Por fim, termino o relatório com as Considerações Finais, nas quais faço uma reflexão de todo o meu percurso e sobre a minha formação profissional e pessoal. O Estágio Profissional foi realizado em três escolas situadas na grande Lisboa, nomeadamente Olivais, Estrela e Alvalade. São centros educativos que pertencem a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.) com valências de Creche, Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório resulta de uma reflexão que me proporcionou aprendizagens significativas como observadora participante. O contacto com a realidade educativa ao longo de 2 anos letivos permitiu-me adquirir conhecimentos práticos de como desenvolver a atividade pedagógica, ao mesmo tempo que desenvolvi atividades letivas. Este Estágio Profissional foi acompanhado e supervisionado pelas educadoras e professoras cooperantes, e pelas professoras da equipa de supervisão da ESEJD que contribuíram muitíssimo para a minha formação e evolução enquanto estagiária.
- The Impact of the COVID-19 Pandemic in the Management of Occupational InjuriesPublication . Relvas Silva, M; Monteiro, E; Santos Carvalho, M; Negrão, P; Bettencourt, P; Neves, N; Ribeiro Silva, Manuel
- O brincar no jardim de infância: estratégias para promover o gosto pelo livro e pela leitura em idades precocesPublication . Freitas, Jéssica Soraia Fernandes; Mendes, TeresaO presente relatório descreve todo o percurso educativo e todas as experiências vivenciadas durante a Prática e Intervenção Supervisionada em Creche e em Jardim de Infância, do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. O objetivo deste estudo foi perceber como é que a Literatura Infantil e os livros-brinquedo permitem fomentar o gosto pela leitura e pelo livro, e perceber ainda a importância de contactar com este tipo de livros, em idades precoces. O estudo principal foi realizado com um grupo de 16 crianças de Jardim de infância com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. Este estudo foi implementado através da metodologia de investigação-ação como uma estratégia de formação reflexiva e análise dos dados emergentes e, que ainda, contribuiu para uma melhoria da prática educativa e para a minha formação. Cada etapa deste estudo permitiu para a construção de saberes, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto futura educadora de infância.
- A percepção de humanização em marcas digitais: o contexto de antropomorfização da NetflixPublication . Gonçalves, Sidney Allan Pereira; Herter, MárciaOs avanços da revolução digital das últimas décadas modificaram a forma como pessoas e marcas se relacionavam entre si. Por mais que os benefícios das transformações tecnológicas fossem incontáveis no campo do comportamento de consumo, as relações com as marcas careciam do elemento humano de outrora. Com isso, as organizações perceberam a necessidade das pessoas em se relacionar com marcas de forma similar à conexão com pessoas ao incorporar atributos humanizados às marcas, denominado antropomorfismo da marca. Este estudo tem o objetivo de entender a percepção dos consumidores quando humanizam uma marca digital, analisar as características antropomórficas, os traços de personalidade humana inferidos à marca e elucidar os registros na memória que tenham da marca. Como método de investigação pela natureza exploratória deste estudo, utilizou-se a metodologia qualitativa através de entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de dados. A metodologia qualitativa propôs uma densa compreensão do contexto e dos fenômenos pessoais da percepção de consumidores aplicada a um caso contextual de estudo de uma marca digital contemporânea: a Netflix. Através da Análise de Conteúdo, os resultados dessa pesquisa indicaram a percepção de personalidade, intenções, voz, idade, gênero dentre outras características antropomórficas da marca, que são discutidas assim como as suas implicações teóricas e práticas.
- Vlogs e Vídeos Promocionais: a influência percebida de informação turística na escolha de destinos de viagensPublication . Alves, Sandra Chiongson NG; Scholten, MarcO objetivo deste estudo é identificar se existe uma ligação entre vídeos compartilhados nas redes sociais (Vlogs e Vídeos Promocionais) e a escolha do destino de viagem, tendo em conta a valência de informação projectada nesse tipo de media. Foi realizado um questionário para analisar o tema do estudo e responder aos objectivos em questão. Vários objetivos foram estabelecidos para responder à questão principal de pesquisa. Objetivos que incluem: Testar se o impacto difere entre os Vlogs e os Vídeos Promocionais, se, no caso dos Vlogs, o impacto é diferente para informação negativa e positiva, e se o impacto na escolha é mediado pela imagem criada do destino. Conforme as hipóteses apresentadas abaixo, o estudo foi tendo em conta o tipo de vídeos assistidos pela amostra e o nível de confiança que atribuem à informação recebida deles; Explorar se os impactos acima referenciados influenciam as decisões da geração Y; Isto foi feito através do estudo da faixa etária, os seus hábitos de visualização deste tipo de conteúdo, e o nível de impacto que terá no processo de decisão em relação a destinos de viagem. O trabalho apresentou resultados, concluindo que os vídeos compartilhados nas redes sociais têm um impacto na escolha do destino de viagem e que Vlogs, são o conteúdo preferido pela geração Y, sendo assim, são estes os que criam o maior impacto durante o processo de decisão da escolha de destino.
- Fake News e Fact-Checking na era das campanhas políticas digitaisPublication . Danelli, Carolina Miranda; Leal, Maria do CarmoForam analisados os discursos dos políticos Jair Bolsonaro e Donald Trump durante as respectivas corridas presidenciais e apresentada a necessidade de investimento em sistemas de fact-checking para aprimoramento da transparência e da qualidade das informações on-line em políticas. A análise foi feita através de tweets publicados pelos candidatos nos 45 dias que antecederam as suas vitórias. Acredita-se que a verificação de fatos auxilia o processo político, desde que seja aplicada como instrumento legal pelos órgãos reguladores, com o intuito de penalizar os candidatos que façam uso de técnicas de persuasão não transparentes e antiéticas.
- Oportunidades de internacionalização para empresas portuguesas em Moçambique: o caso Sumol+Compal MoçambiquePublication . Correia, Rodrigo Alexandre dos Santos; Rkibi, TawfiqMoçambique é um país rico em recursos naturais, no qual a sua economia é fortemente abastecida através do investimento estrangeiro. O objetivo do estudo, passou por isso, pela busca de oportunidades para a internacionalização das empresas portuguesas por via do mercado moçambicano. Esta dissertação é baseada no estado de caso da Sumol+Compal e suportado pela revisão da literatura. Foi possível perceber, através do mesmo, que as empresas procuram internacionalizar-se em busca de novas oportunidades, em busca da criação de valor. O estudo de caso permitiu também perceber, com base numa análise externa e interna, que existem oportunidades no mercado moçambicano. Estas podem passar pelo aproveitamento das necessidades que serão geradas no país pelos grandes investimentos projetados num futuro próximo (exemplo: Oil&Gas), pelo aproveitamento da riqueza natural de Moçambique, pelo aproveitamento do mercado da região SADC a partir de Moçambique, entre outras. A Sumol+Compal, tem vindo a beneficiar de um crescimento positivo no seu projeto em Moçambique, fruto do conhecimento de mercado adquirido e da boa gestão intercultural que tem sido realizada ao longo dos últimos anos. Contudo existem ainda muitas oportunidades a ser exploradas tanto por parte da Sumol+Compal, como no mercado moçambicano em geral por outras empresas portuguesas que pretendam internacionalizar-se.
- O Humor na Comunicação Digital: o caso da marca Super BockPublication . Ferreira, Jéssica da Silva; Leal, Maria do CarmoAs redes sociais vieram estabelecer-se como um novo canal de comunicação poderoso, influenciando os comportamentos e costumes dos consumidores. O humor é muitas vezes utilizado para captar a atenção dos potenciais e/ou clientes e com o surgimento do digital, há mais uma arma poderosa para as pessoas se identificarem com as marcas. Neste seguimento, este estudo de caso visa analisar o impacto digital da marca de cerveja Super Bock nas redes sociais, mais especificamente no Facebook, com base no humor e impacto deste canal, junto dos seus seguidores. A Super Bock é conhecida por muitos portugueses, não apenas pelos seus produtos, mas também pela sua comunicação original, tanto nas redes sociais, como nos anúncios televisivos e nos mupis, estando sempre por dentro dos assuntos da atualidade. Nas redes sociais promovem conteúdos gráficos com humor e assinalam marcos importantes, como datas comemorativas em Portugal e no Mundo. A Super Bock tem feito história pela criatividade imaginativa da sua comunicação, por vezes muito perto do marketing de emboscada. Com uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, analisando o Facebook da marca e realizado o focus group, pode concluir-se que há três pilares fundamentais na consideração do humor, sendo estes: a relevância, o timing e a pertinência, precisamente os aspetos em que a Super Bock emprega o humor. A sua comunicação é reconhecida pelo público por ser humorística e os seguidores/consumidores sentem uma grande proximidade com a marca, de cariz praticamente familiar. A Super Bock é reconhecida pelos seus seguidores como uma uma cerveja de boa qualidade, o marketing da marca é um dos principais fatores que faz com que esta cerveja seja a escolhida no momento da compra em detrimento das outras marcas de cerveja.
- A Responsabilidade Social numa Empresa Portuguesa: estudo de casoPublication . Lucas, Catarina Fragoso Bicho Ramos; Farinha, NunoIntrodução: A importância da responsabilidade social nas empresas tem aumentado nos últimos anos e atualmente é uma das suas principais preocupações estratégicas. A Agenda2030 propõe 17 ODS com as dimensões de atuação: social, económica e ambiental. Para a Altice Portugal, a sustentabilidade e a responsabilidade social são a contribuição das suas atividades de negócios para o progresso económico e social da comunidade, considerando o impacto no meio ambiente e promovendo relações estáveis com as suas partes interessadas. Objetivos: avaliar a perceção dos colaboradores da Altice acerca da Responsabilidade Social, na sua dimensão interna e externa da empresa. Metodologia: Foram realizadas entrevistas a sete colaboradores da empresa Altice para recolher os seus dados sociodemográficos e posteriormente aplicou seis questões de resposta aberta correspondentes ao tema. As respostas dadas a cada pergunta foram agrupadas para permitir uma comparação direta às declarações prestadas por cada entrevistado a cada pergunta específica. Após análise de cada pergunta fez-se então uma síntese da concordância existente entre os colaboradores. Resultados: Os colaboradores definiram orientações de responsabilidade social ao nível estratégico, transmissão de valores na comunidade e promoção de felicidade e bem-estar como boas práticas de RSE. A nível interno entendem que a saúde, a formação e a família são objetivos da empresa, e a nível externo a educação, a igualdade e a cultura. Todos consideraram que os valores lhes são transmitidos, e todos reconheceram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua identificação nas suas ações. Existe um consenso no benefício das mesmas para a relação empresa-consumidor. Conclusão: Os colaboradores têm conhecimento tanto da responsabilidade social interna como externa e são conhecedores das ações que a Altice afirma praticar no seu relatório de sustentabilidade. Os colaboradores consideraram a Altice Portugal uma empresa Socialmente Responsável.
- “UrCloset” loja de venda de roupa em 2ª mão: alternativa de consumo sustentável de modaPublication . Alcântara, Ana Sofia Fialho; Barbosa, JoãoAs alterações climáticas estão hoje, mais do que nunca, presentes nas notícias, no nosso dia-a-dia, na nossa vida e consequentemente na nossa mente, a mente do consumidor. Mais cedo ou mais tarde as Instituições Públicas, na figura do Estado, terão de tomar uma atitude, todos nós teremos de mudar os nossos hábitos de consumo. A indústria têxtil é uma das mais poluentes no Mundo, responsável por um impacto ambiental desastroso, motivado pelo fast fashion. É estritamente necessário que se reduza o consumo de peças, que se valorize mais cada uma, e ainda que se consumam peças por meios ou origens mais sustentáveis. Este projecto tem como objectivo contribuir para a economia circular desta indústria, através da reutilização de peças para revenda (roupa em segunda mão), doação ou reciclagem. Informar os consumidores sobre o impacto das suas decisões, quer seja positivo ou negativo, é também um dos pilares da marca. Consumidores informados, tomam decisões informadas, que se esperam conscientes a nível ambiental e social. Para que não seja apontada a falta de alternativas como factor impeditivo para a alteração de hábitos de consumo, este projecto apresenta-se como uma alternativa sustentável de consumo de moda. Os resultados obtidos, a partir da análise qualitativa em forma de entrevista e, a partir da análise quantitativa em forma de questionário, permitiram compreender quais os factores de sucesso a ter em conta na concretização do projecto e que viabilizam a sua implementação.