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O cuidar holístico na promoção do desenvolvimento do recém-nascido, criança e jovem integrado no modelo de enfermagem de Betty Neuman
dc.contributor.advisor | Diogo, Paula | |
dc.contributor.author | Figueira, Ana Rita Pinheiro de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:46Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:46Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2016, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | A sobrevivência de recém-nascidos prematuros, ou com outras patologias específicas, tem aumentado consideravelmente devido aos novos empreendimentos tecnológicos, sendo necessário competências que capacitem os enfermeiros envolvidos no cuidar, desde a conceção e durante o desenvolvimento infantil e juvenil, permitindo uma tomada de decisão que envolva a ciência e a tecnologia, vinculando-a com os valores éticos e humanos. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem (EEESCJ) deve conhecer as mudanças universais e os padrões individuais, visando “(…) a promoção das competências da criança/jovem, emergindo a este nível como axiomas empíricos a maximização e potenciação da saúde.” (Regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados EEESCJ, 2011), direcionando-se para a Promoção da Saúde, utilizando estratégias de orientação antecipatória às famílias, maximizando o potencial do desenvolvimento infantil. Visando estes pressupostos, a finalidade deste percurso formativo é desenvolver competências ao nível das intervenções de enfermagem promotoras do desenvolvimento do recém-nascido, criança e jovem, numa perspetiva holística relacionada com o processo saúde-doença. Os resultados obtidos durante o percurso de aquisição de competências prendeu-se com uma metodologia de reflexão-na-ação segundo Schön (1983) permitindo atingir os objetivos específicos, pois identificaram-se intervenções de enfermagem no âmbito da promoção do processo de saúde-doença adquirindo o conhecimento das alterações reais e/ou potenciais no desenvolvimento do cliente pedátrico ao longo das atividades em contexto de locais de estágio – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, Urgência Pediátrica, Internamento de Pediatria e Unidade de Neonatologia. A adoção de referenciais teóricos – Modelo Conceptual de Sistemas de Betty Neuman integrado numa Filosofia de Cuidados Centrados na Família, permitiu clarificar a observação e análise do real delimitando a conceptualização do processo de desenvolvimento infantil neste percurso; integrando, personalizando e humanizando os cuidados ao cliente pediátrico, e por conseguinte, a organização das atividades autónomas e transdisciplinares que permitam a uniformização da linguagem, a valorização do papel da enfermeira e o desenvolvimento da identidade profissional. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.tid | 201235692 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16495 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | |
dc.subject | Desenvolvimento da criança | |
dc.subject | Cuidados de enfermagem especializados | |
dc.subject | Cuidar | |
dc.title | O cuidar holístico na promoção do desenvolvimento do recém-nascido, criança e jovem integrado no modelo de enfermagem de Betty Neuman | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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- Relatório de Estágio 5ºMEEESIP - Ana Rita P. S. Figueira.pdf
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