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Advisor(s)
Abstract(s)
A sobrevivência de recém-nascidos prematuros, ou com outras patologias específicas, tem aumentado consideravelmente devido aos novos empreendimentos tecnológicos, sendo necessário competências que capacitem os enfermeiros envolvidos no cuidar, desde a conceção e durante o desenvolvimento infantil e juvenil, permitindo uma tomada de decisão que envolva a ciência e a tecnologia, vinculando-a com os valores éticos e humanos.
O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem (EEESCJ) deve conhecer as mudanças universais e os padrões individuais, visando “(…) a promoção das competências da criança/jovem, emergindo a este nível como axiomas empíricos a maximização e potenciação da saúde.” (Regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados EEESCJ, 2011), direcionando-se para a Promoção da Saúde, utilizando estratégias de orientação antecipatória às famílias, maximizando o potencial do desenvolvimento infantil. Visando estes pressupostos, a finalidade deste percurso formativo é desenvolver competências ao nível das intervenções de enfermagem promotoras do desenvolvimento do recém-nascido, criança e jovem, numa perspetiva holística relacionada com o processo saúde-doença. Os resultados obtidos durante o percurso de aquisição de competências prendeu-se com uma metodologia de reflexão-na-ação segundo Schön (1983) permitindo atingir os objetivos específicos, pois identificaram-se intervenções de enfermagem no âmbito da promoção do processo de saúde-doença adquirindo o conhecimento das alterações reais e/ou potenciais no desenvolvimento do cliente pedátrico ao longo das atividades em contexto de locais de estágio – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, Urgência Pediátrica, Internamento de Pediatria e Unidade de Neonatologia.
A adoção de referenciais teóricos – Modelo Conceptual de Sistemas de Betty Neuman integrado numa Filosofia de Cuidados Centrados na Família, permitiu clarificar a observação e análise do real delimitando a conceptualização do processo de desenvolvimento infantil neste percurso; integrando, personalizando e humanizando os cuidados ao cliente pediátrico, e por conseguinte, a organização das atividades autónomas e transdisciplinares que permitam a uniformização da linguagem, a valorização do papel da enfermeira e o desenvolvimento da identidade profissional.
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2016, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermagem pediátrica Desenvolvimento da criança Cuidados de enfermagem especializados Cuidar