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A importância da presença dos Social Media no Employer Branding: efeito geracional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, Luís
dc.contributor.authorPimenta, José António Vinagre
dc.date.accessioned2020-01-16T15:43:09Z
dc.date.available2020-01-16T15:43:09Z
dc.date.issued2019-12-16
dc.description.abstractA reflexão deste estudo pretende aproximar o nosso olhar das Redes Sociais que emergem no espaço organizacional, procurando entender de que forma esta nova maneira de comunicar se insere no Employer Branding. As Redes Sociais têm tomado conta da vida quotidiana, não apenas para os indivíduos, mas também para as empresas, e, como resultado da crescente dependência das Redes Sociais e da Internet para obter informações, a presença de propostas de emprego online tornou-se fundamental para recrutar colaboradores. Este estudo pretendeu analisar a importância da presença das Redes Sociais como dimensão da Atratividade do Empregador, e, se essa presença é influenciada pela variável geracional. Foi efetuado um estudo exploratório e comparativo onde fizeram parte 118 sujeitos com idades compreendidas entre os 20 e os 66 anos e, para mensuração das variáveis, foi utilizada a escala da Atratividade do Empregador de Berthon, Ewing e Hah (2005) e os itens referentes às Redes Sociais da escala da Atratividade do Empregador utilizada por Sivertzen, Nilsen e Olafsen (2013). Foi possível verificar quais os fatores em que os empregadores se devem focar nas suas estratégias de Employer Branding tendo em conta o que os candidatos valorizam quando procuram um potencial empregador e qual o grau de importância atribuído a cada fator pela Geração X e Geração Y. Observou-se ainda que as Redes Sociais não são uma dimensão determinante da Atratividade do Empregador mas demonstraram ser um atributo importante e com tendência de crescimento na sua relevância para os potenciais candidatos a uma empresa. Este estudo é original na maneira como combina o Employer Branding e as Redes Sociais e terá valor para os processos de recrutamento e retenção de colaboradores.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation intends to understand our views of Social Media emerging in the organizational space, aiming to explain how this new way of communicating is embedded in Employer Branding. Social Media have taken over our everyday lives, not just for individuals but also for companies, and, as a result of the growing reliance on Social Media and the internet for information, the presence of online job offers has become a key tool for recruiting new employees. This study intended to analyze the importance of the presence of Social Media as a dimension of Employer Attractiveness, and also if this presence is, in any way, influenced by the generational variable. An exploratory and comparative study was carried out, involving 118 subjects aged between 20 and 66 years old, and to measure the variables, the Berthon, Ewing & Hah (2005) Employer Attractiveness scale and the items related to the Social Media of the Employer Attractiveness scale used by Sivertzen, Nilsen & Olafsen (2013) were used. It was possible to see what factors employers should focus on in their Employer Branding strategies given what candidates value when looking for a potential employer and how important each factor is for the Generation X and Generation Y. Social Media are not a determining dimension of Employer Attractiveness but have proven to be an important and growing trend in their relevance to potential candidates for a company. This study is unique in the way it combines Employer Branding and Social Media and will have value for employee recruitment and retention processes.pt_PT
dc.identifier.tid202367762pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31009
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmployer Brandingpt_PT
dc.subjectAtratividade do Empregadorpt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectGeraçõespt_PT
dc.subjectRecursos Humanospt_PT
dc.titleA importância da presença dos Social Media no Employer Branding: efeito geracionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

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