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Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
dc.contributor.advisorLorena, Mercês
dc.contributor.advisorRêgo, Carla
dc.contributor.authorSarmento, Débora Tiago Ribeiro
dc.date.accessioned2017-06-27T08:56:49Z
dc.date.available2017-06-27T08:56:49Z
dc.date.issued2016-09
dc.description.abstractO relatório apresentado descreve o estudo e intervenção da pintura Pentecostes, desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Laboratório José de Figueiredo, para a obtenção do grau de Mestre. Esta pintura a óleo sobre seis tábuas de carvalho, datada do séc. XVI (provavelmente a partir de 1531), enquadra-se no século das obras primitivas portuguesas (1450-1550), concretamente no Primeiro Renascimento de inspiração nórdica; representa a descida do Espírito Santo na forma de línguas de fogo sobre os apóstolos; e enquadra o espólio pictórico do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Elaborou-se o seu estudo histórico e artístico, através da consulta de documentação específica; mas também o seu estudo material e técnico, e a análise descritiva e diagnóstico, recorrendo aos métodos de exame: exames por processos fotográficos (luz normal, luz rasante, fluorescência de ultravioleta, reflectografia de infravermelhos e radiografia) e dendrocronologia; e análise: análise estratigráfica, microespectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ-FTIR), microscopia eletrónica de varrimento acoplada com espectroscopia de raios X por dispersão de energia (MEV-EDX), difração de raios X (DRX) e pirólise seguida de cromatografia gasosa acoplada à espectroscopia de massa (Py-GC-MS). Estes auxiliaram a metodologia estabelecida, bem como toda a intervenção levada a cabo. A intervenção realizada, de Conservação e Restauro, inclui procedimentos como o desemolduramento; limpeza mecânica, imunização e preenchimentos pontuais ao nível do suporte; limpeza do verniz superficial e repintes pontuais; fixação das camadas preparatórias, pictóricas e repintes totais; remoção de alguns dos repintes totais, preenchimentos de lacunas ao nível da camada de preparação e sua reintegração cromática.pt_PT
dc.identifier.tid201824680
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18576
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPentecostespt_PT
dc.subjectPinturapt_PT
dc.subjectCarvalhopt_PT
dc.subjectConservaçãopt_PT
dc.subjectRestauropt_PT
dc.titlePentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antigapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Conservação e Restauro. Património Móvelpt_PT

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