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Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lorena, Mercês | |
dc.contributor.advisor | Rêgo, Carla | |
dc.contributor.author | Sarmento, Débora Tiago Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2017-06-27T08:56:49Z | |
dc.date.available | 2017-06-27T08:56:49Z | |
dc.date.issued | 2016-09 | |
dc.description.abstract | O relatório apresentado descreve o estudo e intervenção da pintura Pentecostes, desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Laboratório José de Figueiredo, para a obtenção do grau de Mestre. Esta pintura a óleo sobre seis tábuas de carvalho, datada do séc. XVI (provavelmente a partir de 1531), enquadra-se no século das obras primitivas portuguesas (1450-1550), concretamente no Primeiro Renascimento de inspiração nórdica; representa a descida do Espírito Santo na forma de línguas de fogo sobre os apóstolos; e enquadra o espólio pictórico do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Elaborou-se o seu estudo histórico e artístico, através da consulta de documentação específica; mas também o seu estudo material e técnico, e a análise descritiva e diagnóstico, recorrendo aos métodos de exame: exames por processos fotográficos (luz normal, luz rasante, fluorescência de ultravioleta, reflectografia de infravermelhos e radiografia) e dendrocronologia; e análise: análise estratigráfica, microespectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ-FTIR), microscopia eletrónica de varrimento acoplada com espectroscopia de raios X por dispersão de energia (MEV-EDX), difração de raios X (DRX) e pirólise seguida de cromatografia gasosa acoplada à espectroscopia de massa (Py-GC-MS). Estes auxiliaram a metodologia estabelecida, bem como toda a intervenção levada a cabo. A intervenção realizada, de Conservação e Restauro, inclui procedimentos como o desemolduramento; limpeza mecânica, imunização e preenchimentos pontuais ao nível do suporte; limpeza do verniz superficial e repintes pontuais; fixação das camadas preparatórias, pictóricas e repintes totais; remoção de alguns dos repintes totais, preenchimentos de lacunas ao nível da camada de preparação e sua reintegração cromática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201824680 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18576 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Pentecostes | pt_PT |
dc.subject | Pintura | pt_PT |
dc.subject | Carvalho | pt_PT |
dc.subject | Conservação | pt_PT |
dc.subject | Restauro | pt_PT |
dc.title | Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Conservação e Restauro. Património Móvel | pt_PT |