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Abstract(s)
O relatório apresentado descreve o estudo e intervenção da pintura Pentecostes,
desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Laboratório José de Figueiredo, para
a obtenção do grau de Mestre.
Esta pintura a óleo sobre seis tábuas de carvalho, datada do séc. XVI (provavelmente a partir
de 1531), enquadra-se no século das obras primitivas portuguesas (1450-1550),
concretamente no Primeiro Renascimento de inspiração nórdica; representa a descida do
Espírito Santo na forma de línguas de fogo sobre os apóstolos; e enquadra o espólio pictórico
do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).
Elaborou-se o seu estudo histórico e artístico, através da consulta de documentação
específica; mas também o seu estudo material e técnico, e a análise descritiva e diagnóstico,
recorrendo aos métodos de exame: exames por processos fotográficos (luz normal, luz
rasante, fluorescência de ultravioleta, reflectografia de infravermelhos e radiografia) e
dendrocronologia; e análise: análise estratigráfica, microespectroscopia de infravermelho
com transformada de Fourier (μ-FTIR), microscopia eletrónica de varrimento acoplada com
espectroscopia de raios X por dispersão de energia (MEV-EDX), difração de raios X (DRX) e
pirólise seguida de cromatografia gasosa acoplada à espectroscopia de massa (Py-GC-MS).
Estes auxiliaram a metodologia estabelecida, bem como toda a intervenção levada a cabo.
A intervenção realizada, de Conservação e Restauro, inclui procedimentos como o
desemolduramento; limpeza mecânica, imunização e preenchimentos pontuais ao nível do
suporte; limpeza do verniz superficial e repintes pontuais; fixação das camadas
preparatórias, pictóricas e repintes totais; remoção de alguns dos repintes totais,
preenchimentos de lacunas ao nível da camada de preparação e sua reintegração cromática.
Description
Keywords
Pentecostes Pintura Carvalho Conservação Restauro