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Authors
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Abstract(s)
A extinção das espécies animais é cada vez mais uma problemática
atual da nossa sociedade. O crowdfunding tem sido uma ferramenta
útil para angariação de fundos necessários para apoiar causas deste
tipo. No entanto, as taxas de sucesso têm sido baixas nas
campanhas de causas animais. Estudos anteriores sugerem que a
adoção de estratégias de design emocional podem favorecer o
sucesso deste tipo de campanhas. O design emocional foca-se na
criação de produtos que suscitem emoções, a fim de proporcionar
uma experiência positiva. As emoções têm um papel fundamental,
pois é através delas que o ser humano entende o que o rodeia.
Neste contexto, este estudo teve como objetivo principal explorar o
impacto de estratégias de design emocional, de modo a aumentar a
taxa de sucesso de crowdfunding animal online. Com isto em mente,
escolhemos as mascotes como objeto de estudo, colocando a
hipótese que a sua presença aumentaria o sucesso das campanhas
(i.e., intenções de doar). Para testar esta hipótese, foram criadas três
versões de uma campanha para proteger tartarugas, que foram
aplicadas numa plataforma de crowdfunding fictícia. O estudo, que
adotou um desenho misto (entre- e intra-sujeitos), de natureza
quantitativa, recorreu a um inquérito por questionário realizado online
para recolha de dados relativos às três versões da campanha; i.e.,
com mascote 2D estática, com mascote 3D animada e sem mascote.
Foram avaliadas questões relativas à presença vs ausência da
mascote; à influência da animação da mascote; à confiança
percecionada, à influência dos hábitos de doação, personalidade
(confiança disposicional, altruísmo), atitudes e crenças (influência do
desejo social - benefício intrínseco; influência da norma social,
autoengano) dos potenciais doadores. Os dados recolhidos não
permitiram confirmar a hipótese estabelecida, ou seja, não há
evidências de que as mascotes em estudo tenham influenciado as
intenções de doação na campanha-alvo. As implicações deste
estudo para o design são discutidas nesta dissertação
Description
Keywords
Design de interação Design emocional Ativação do comportamento humano Crowdfunding Mascote Emoção