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Metodologia de implementação de uma solução CRM no âmbito dos sócios de um clube de futebol: estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFarinha, Nuno
dc.contributor.advisorMendes, Pedro
dc.contributor.authorCorreia, Ema Sofia Santos
dc.date.accessioned2021-01-08T15:39:47Z
dc.date.available2021-01-08T15:39:47Z
dc.date.issued2020-11-26
dc.description.abstractNos dias de hoje, podemos constatar uma valorização das empresas a iniciativas e práticas que tenham o cliente como centro da ação, como sua orientação principal. O desenvolvimento tecnológico e o compromisso de criação de valor para o cliente permitiram o crescimento e consolidação de orientações estratégicas de gestão da relação com o cliente, ou seja, através de customer relationship management. Na presente investigação vai ser estudada a temática de implementação de uma solução de CRM no âmbito dos sócios de um clube de futebol, iniciada em 2015. Para este efeito, serão apresentados vários autores no âmbito do CRM e, sobre eles, é sugerido um conjunto de metodologias para implementação desta ferramenta de marketing. No estudo efetuado, e com base nos dados obtidos, verifica-se que as práticas do clube, relativamente ao objeto de análise, foram adequadas às boas práticas de implementação de uma estratégia de CRM, tendo seguido e instituído as dimensões e os pontos recomendados pelos principais autores discutidos na revisão da literatura.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, we can verify that businesses value certain actions and practices that put the customer at the center of the activity, as its main guidance. The technological development and the commitment to create value to the customer allowed the growth and consolidation of managing strategically the relationship with customers, in other words, the establishment of customer relationship management. The present investigation aims to study the implementation of a CRM solution that started in 2015, within the scope of the members of a football club. For this purpose, we will present several authors on the CRM framework, and based on them, suggest a group of methodologies to implement this type of marketing tool. In the conducted study, and based on the collected data, we can verify that the club was able to follow and establish the various stages and aspects recommended by the main authors discussed on the literature review. Therefore, it is appropriate to state that the club practices, regarding the object of analysis, were adequate within the good practices and habits of a CRM strategy implementation.pt_PT
dc.identifier.tid202575446pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34635
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCustomer Relationship Managementpt_PT
dc.subjectCRMpt_PT
dc.subjectMetodologia de implementaçãopt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectClientept_PT
dc.subjectSóciospt_PT
dc.subjectClubept_PT
dc.titleMetodologia de implementação de uma solução CRM no âmbito dos sócios de um clube de futebol: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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