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Modelos de formação em enfermagem de família
dc.contributor.author | Oliveira, Palmira | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria | |
dc.date.accessioned | 2020-03-24T19:42:05Z | |
dc.date.available | 2020-03-24T19:42:05Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A literatura deixa transparecer que o conhecimento sobre a formação em enfermagem de saúde familiar é insuficiente, sendo escassa a pesquisa sobre as práticas educativas. Todavia, é consensual a importância da inclusão de referenciais teóricos nos programas curriculares como fator fundamental no desenvolvimento de competências. Em Portugal, após a regulamentação das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Familiar, a aprovação do programa formativo e dos padrões de qualidade para o exercício profissional dos enfermeiros especialistas, assim como, a adoção do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar, como referencial teórico e operativo, torna-se imperioso refletir e explorar os processos formativos em enfermagem de saúde familiar. O estudo realizado é de cariz exploratório com o intuito de avaliar a perceção dos enfermeiros acerca da utilização e do contributo das estratégias de ensino-aprendizagem na formação neste âmbito. A população alvo inclui os estudantes de Mestrado de Enfermagem Comunitária ou do Mestrado de Enfermagem de Saúde Familiar em curso no país, porém, neste estudo preliminar, a amostra corresponde aos 10 estudantes do Mestrado de Enfermagem Comunitária do ano letivo 2011-2012, da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), inscritos da unidade curricular Intervenção familiar num total de 13 estudantes. Recorreu-se ao questionário, enquanto instrumento de colheita de dados. Destaca-se o contributo percebido das estratégias experienciais promotoras do papel ativo dos estudantes na arquitetura da aprendizagem que permitirá o agir profissional competente nas práticas de cuidados às famílias enquanto unidade, refletindo-se portanto, na mobilização, integração e na transferibilidade do conhecimento para a ação. | pt_PT |
dc.description.abstract | The literature reveals that knowledge about family nursing education is insufficient, with rare research on educational practices. However the inclusion of theoretical frameworks in the curriculum as an essential factor in the development of skills. In Portugal, after the implementation of the Specific Skills Nurse Specialist in Family Health Nursing, the approval of the education program and quality standards for professional practice of specialists nurse, as well as the adoption of the Dynamic Model of Family Assessment and Intervention as a theoretical and operational framework, it is imperative reflect and explore the education processes of family health nursing. It was developed an exploratory study with the aim to assess the perception of nurses regarding the use and contribution of teaching strategies in this area. The target population includes students from Master of Family Health Nursing or Master of Community Nursing underway in the country, but in this preliminary study, the sample corresponds to 10 students of the Master of Community Nursing, of Oporto Nursing School (ESEP), in the 2011-2012 school years, curricular unit enrolled in family intervention, for a total of 13 students. The questionnaire was used as an instrument for data collection. We highlight the contribution perceived of experiential strategies that promote the active role of students in the architecture of learning that will enable the person with competence to act in practice care for families as a unit, reflecting thus in mobilization, integration and transferability of knowledge to act. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96103-6-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31869 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem do Porto | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.esenf.pt/fotos/editor2/i_d/transferibilidade_conhecimento_ef.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem de Saúde Familiar | pt_PT |
dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.title | Modelos de formação em enfermagem de família | pt_PT |
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oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 98 | pt_PT |
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oaire.citation.title | Transferibilidade do conhecimento em Enfermagem de Família | pt_PT |
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