Repository logo
 
Publication

Volunteer based brand equity: desenvolvimento de um modelo de gestão da marca centrado no papel do voluntário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorSantarém, Francisco Carmo Pacheco Providência
dc.date.accessioned2019-01-08T19:47:25Z
dc.date.available2019-01-08T19:47:25Z
dc.date.issued2018-09-20
dc.description.abstractApesar da sua crescente valorização e do aumento da sua competitividade, o setor das Organizações sem fins lucrativos apresenta lacunas ao nível da disponibilidade de conhecimento científico e de ferramentas práticas de gestão de marca. Sendo esta um dos ativos mais importantes destas organizações, pretendeu-se desenvolver um trabalho de investigação que contribuísse, a um nível teórico e prático, para o preenchimento dessa lacuna. Intitulada “Volunteer Based Brand Equity: desenvolvimento de um modelo de gestão da marca centrado no papel do voluntário”, esta dissertação apresenta uma metodologia mista, composta por um estudo qualitativo através de entrevistas exploratórias, a três especialistas; e, posteriormente, por um estudo quantitativo, assente num questionário direcionado para voluntários formais do Norte de Portugal. O trabalho inicia-se com a revisão da literatura que incide sobre o valor da marca associado à análise do modelo employee based brand equity (King & Grace, 2009, 2010), que serviu de base teórica para o desenvolvimento desta Tese; e sobre a caracterização do voluntariado, focado nas diferenças entre os contextos de trabalho remunerado e voluntário. Segue-se a apresentação da posição metodológica adotada, a análise e discussão dos resultados obtidos e as conclusões principais do estudo. Com a realização desta dissertação, foi possível, por um lado, caracterizar a população de voluntários formais do Norte de Portugal, na sua relação com a organização onde trabalham e com a respetiva marca; e, por outro, desenvolver um instrumento prático de análise de VBBE para as organizações sem fins lucrativos.pt_PT
dc.identifier.tid202134792pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25632
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectValor da marcapt_PT
dc.subjectOrganizações sem fins lucrativospt_PT
dc.subjectVBBEpt_PT
dc.subjectMarca internapt_PT
dc.subjectEBBEpt_PT
dc.titleVolunteer based brand equity: desenvolvimento de um modelo de gestão da marca centrado no papel do voluntáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
francisco_santarem.pdf
Size:
4.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: