Publication
Relatório de Estágio Profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cortez, Mariana Isabel Maruta Grazina | |
dc.contributor.author | Casinhas, Joana de Oliveira Baptista Antunes | |
dc.date.accessioned | 2020-12-21T10:49:24Z | |
dc.date.available | 2020-12-21T10:49:24Z | |
dc.date.issued | 2020-11-06 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II e III referentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. Ressalvo que, no ano letivo 2012/2013, estava a frequentar o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ESEJD, faltando-me apenas a defesa do relatório de estágio. Nesse ano interrompi os estudos e recomecei na elaboração da tese de Mestrado este ano de 2019/2020 para finalizar assim, o mestrado de Educação Pré- Escolar. Por esta razão, o presente trabalho inclui relatos deste antigo percurso. O presente relatório encontra-se estruturado da seguinte forma: Introdução, Capítulo I – Relatos do Estágio Profissional; Capítulo II – Planificações; Capítulo III – Avaliações; Capítulo IV – Apresentação de um Projeto; Considerações Finais; Referências Bibliográficas e Anexos. No Capítulo I, encontram-se sete relatos de aulas observadas referentes à Educação Pré−Escolar de aulas observadas. Foram apresentados ainda relatos de aulas dadas por mim, na Educação Pré-Escolar que estão sustentados com fundamentações teóricas. No Capítulo II, após uma fundamentação teórica sobre a importância da Planificação, apresento e fundamento seis planificações relativas a diferentes áreas da Educação Pré-Escolar, nomeadamente, na área do Conhecimento do Mundo, no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no domínio da Matemática. Posteriormente, foi abordado e fundamentado o tema dos Dispositivos de Avaliação, que contém três Dispositivos de Avaliação referentes ás áreas da Educação Pré−Escolar. Por último, no quarto capítulo, é apresentado um Trabalho de Projeto direcionado a crianças do Pré-Escolar envolvendo toda a comunidade escolar e a família das mesmas. O projeto chama-se “As Quatro Estações” e o objetivo deste projeto é que as crianças estejam em contacto com os subdomínios da música e das artes visuais em consonância. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202559920 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/34412 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | relatório | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |