Repository logo
 
Publication

Follow us on…: a importância do Facebook na imagem da Polícia de Segurança Pública e no relacionamento que esta mantém com o cidadão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFreire, João
dc.contributor.authorNeto, Luis Manuel Vilela
dc.date.accessioned2018-11-20T16:46:25Z
dc.date.available2018-11-20T16:46:25Z
dc.date.issued2018-09-25
dc.description.abstractA palavra burocracia define todo um sistema de administração assente numa rotina inflexível, na qual os seus funcionários executam tarefas pré-definidas sujeitas a um conjunto regras e a uma hierarquia nas relações interpessoais. Muitas vezes usado com sentido pejorativo, especialmente na administração pública, tornou-se cada vez mais uma prioridade para qualquer governo, aliviar o seu pesado efeito nos serviços que o Estado presta aos cidadãos e com isso, tornar a qualidade desses serviços uma mais valia no seu relacionamento com o cidadão e na imagem que este retém do aparelho estatal. Este estudo, direcionado a uma área específica da administração estatal, tem como objetivo primordial, analisar a influência que o Facebook tem na aproximação da Polícia de Segurança Pública ao cidadão. Como tal, pretendeu-se correlacionar a interação no Facebook, entre Polícia de Segurança Pública e cidadão, e verificar se dessa relação online surgem benefícios para o relacionamento que ambos protagonizam em contexto real. O estudo foi desenvolvido com recurso a um inquérito por questionário colocado online, que pretendeu medir o relacionamento, a perceção da imagem que o cidadão tem da instituição policial, a notoriedade e a advocacia da marca. Este foi levado a cabo entre aqueles que seguem a página oficial da Polícia de Segurança Pública versus os que não seguem. Na análise aos dados foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences, versão 24.0, com o qual se analisou a correlação entre as variáveis atrás mencionadas com o facto de o cidadão seguir ou não a Polícia de Segurança Pública através da sua página oficial no Facebook.pt_PT
dc.description.abstractThe word bureaucracy defines an entire system of administration based on an inflexible routine, in which its employees perform predefined tasks subject to a set of rules and a hierarchy in interpersonal relationships. Often used with a pejorative sense, especially in public administration, it has become increasingly a priority for any government, alleviating its heavy effect on the services that the state provides to citizens and thereby making the quality of those services at its relationship with the citizen and in the image that it retains from the state apparatus. This study, directed to a specific area of state administration, has as its main objective, to analyze the influence that Facebook has in the approach of the Public Security Police to the citizen. As such, it was intended to correlate the interaction in Facebook, between Public Security Police and citizen, and to verify if of this relationship online benefits for the relationship that both carry out in real context. The study was developed using an online questionnaire survey, which aimed to measure the relationship, perception of the citizen's image of the police institution, notoriety and brand advocacy. This was carried out among those who follow the official page of the Public Security Police versus those who do not follow. Statistical Package for Social Sciences, version 24.0, was used to analyze the data, which analyzed the correlation between the variables mentioned above with the fact that the citizen follows the Public Security Police or not through its official Facebook page.pt_PT
dc.identifier.tid202025446pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24916
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectPolíciapt_PT
dc.subjectWord of mouthpt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectRelacionamentopt_PT
dc.titleFollow us on…: a importância do Facebook na imagem da Polícia de Segurança Pública e no relacionamento que esta mantém com o cidadãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de M-GM - Luís Neto 216053.pdf
Size:
2.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: