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Estratégias de gestão das PME da área do ambiente, com origem em incubadoras de tecnologia

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Este trabalho de investigação pretende conhecer as estratégias de gestão adotadas pelas pequenas e médias empresas (PME), com atividade na área do ambiente, alojadas em incubadoras de tecnologia ou com ligação às universidades portuguesas. A amostra engloba 11 PME de Lisboa, Almada e Coimbra, integradas em 4 incubadoras de tecnologia de universidades portuguesas ou satisfazendo as características anteriores. A investigação prática é de índole qualitativa e como instrumentos de observação foram utilizadas entrevistas e análise documental. A interpretação dos resultados recorre à estratégia produto-mercado e respetiva matriz de Ansoff. Os principais resultados são que as empresas, em diferentes estados de maturidade, ao longo da sua existência, tem procurado crescer por via do aumento da venda de produtos/serviços, ou do incremento do número de clientes, ou da procura novos mercados, ou desenvolvendo novos produtos/serviços, regra geral recorrendo a estas estratégias simultaneamente. Todas as empresas entrevistadas perspetivam estar no mercado externo, no futuro, por considerarem o mercado português, no contexto atual de crise, muito limitado.
The purpose of this study is to investigate which were the management strategies adopted by small and medium enterprises (SMEs), linked to the environmental sector, housed in technology incubators or connected to Portuguese universities. The sample includes 11 SMEs from Lisbon, Almada and Coimbra, integrated in 4 technology incubators of Portuguese universities or that fulfill the above characteristics. The practical research is qualitative in nature and interviews and document analysis were used as observation instruments. The interpretation of results is based on the product-market strategy and respective Ansoff Matrix. The key findings of this research are that SMEs, at different stages of maturity, and throughout its existence, search to grow through increasing the sale of products/services, or by increasing the number of clients, or by searching for new markets or by developing new products/services, commonly using these strategies at the same time. As a main objective, all enterprises wish to be present in the foreign market, in the future, and they have pointed out the Portuguese market as very limited, in the current context of crisis.

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Keywords

Gestão Incubadoras Inovação Pequenas e médias empresas Spin-offs académicas

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Universidade Europeia - Laureate International Universities

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