Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Supervisão Pedagógica no Ensino Fundamental: Desafios, Possibilidades e Impactos na Qualidade do Ensino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ALEX SANDRO_TRIZIDELA DO VALE-R (1).pdf912.81 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta pesquisa analisou os desafios e as possibilidades da supervisão pedagógica no Ensino Fundamental anos finais em Coelho Neto, Maranhão, visando identificar obstáculos e estratégias para melhorar a qualidade educacional. O estudo abordou os principais desafios enfrentados pelos supervisores, a influência da falta de formação continuada e recursos adequados, e as práticas eficazes para elevar o desempenho acadêmico dos alunos. Utilizou uma abordagem mista, combinando entrevistas semiestruturadas com supervisores e gestores, questionários aplicados a professores, e observações em sala de aula. Os resultados revelaram que os principais obstáculos incluem a falta de recursos financeiros e tecnológicos, a resistência dos professores às mudanças metodológicas e a sobrecarga de trabalho. A pesquisa destacou que a falta de formação continuada limita a capacidade dos supervisores e professores de se atualizarem e implementarem novas práticas pedagógicas eficazes. Além disso, a falta de articulação e comunicação entre supervisores e professores foi identificada como uma barreira significativa para a colaboração e implementação de estratégias pedagógicas. As conclusões sugerem que para superar esses desafios, é crucial investir na infraestrutura escolar, promover a formação contínua para professores e supervisores, e melhorar a comunicação e a colaboração entre todos os envolvidos no processo educativo. Recomenda-se a realização de estudos futuros para explorar a eficácia de tecnologias emergentes e estratégias adaptativas na formação e supervisão pedagógica.

Description

Keywords

professor supervisão ensino educação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence