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Authors
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Abstract(s)
Esta pesquisa analisou os desafios e as possibilidades da supervisão pedagógica no Ensino
Fundamental anos finais em Coelho Neto, Maranhão, visando identificar obstáculos e
estratégias para melhorar a qualidade educacional.
O estudo abordou os principais desafios enfrentados pelos supervisores, a influência da falta
de formação continuada e recursos adequados, e as práticas eficazes para elevar o desempenho
acadêmico dos alunos. Utilizou uma abordagem mista, combinando entrevistas
semiestruturadas com supervisores e gestores, questionários aplicados a professores, e
observações em sala de aula.
Os resultados revelaram que os principais obstáculos incluem a falta de recursos financeiros e
tecnológicos, a resistência dos professores às mudanças metodológicas e a sobrecarga de
trabalho. A pesquisa destacou que a falta de formação continuada limita a capacidade dos
supervisores e professores de se atualizarem e implementarem novas práticas pedagógicas
eficazes. Além disso, a falta de articulação e comunicação entre supervisores e professores foi
identificada como uma barreira significativa para a colaboração e implementação de estratégias
pedagógicas.
As conclusões sugerem que para superar esses desafios, é crucial investir na infraestrutura
escolar, promover a formação contínua para professores e supervisores, e melhorar a
comunicação e a colaboração entre todos os envolvidos no processo educativo. Recomenda-se
a realização de estudos futuros para explorar a eficácia de tecnologias emergentes e estratégias
adaptativas na formação e supervisão pedagógica.
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Keywords
professor supervisão ensino educação
