Repository logo
 
Publication

A concentração da procura turística internacional em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSilva, José Sancho
dc.contributor.authorNunes, Miguel Gonçalves Belo
dc.date.accessioned2019-03-06T16:16:38Z
dc.date.available2019-03-06T16:16:38Z
dc.date.issued2017-06-29
dc.description.abstractA presente investigação visa o estudo da concentração da procura turística internacional em Portugal. Para este fim, reflete sobre a forma como os destinos turísticos podem responder às profundas transformações da procura turística, num contexto de globalização e de competitividade cada vez mais aguerrida. Cumulativamente, equaciona a pertinência de um destino turístico contar com uma procura convenientemente distribuída, tendo em conta os efeitos da atividade turística a nível económico, social, cultural, ambiental e territorial. A pesquisa engloba igualmente duas análises de dados empíricos. A primeira análise visa a avaliação retrospetiva do comportamento dos mercados turísticos internacionais em Portugal nos seus vários planos (mercados emissores, regiões, sazonalidade ao nível geral do país, sazonalidade no plano regional, produtos turísticos e tipologia de estabelecimento hoteleiro). Adicionalmente, posiciona-se o turismo recetor português face aos seus mercados concorrentes e averigua-se eventuais gaps face às previsões do PENT. Na segunda análise, objetiva-se uma avaliação prospetiva das tendências dos mercados turísticos internacionais em Portugal, através da identificação de ações e oportunidades que contribuam no sentido de atenuar a concentração da procura turística internacional em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractThe present research intends to study the concentration of international tourism demand in Portugal. As such, it reflects on how tourism destinations may respond to the complex changes in tourism demand, in a context of ever-growing globalization and competition. Additionally, the convenience of the distribution of demand in tourism destinations is also a subject of study in this dissertation, bearing the effects of tourism activity in mind, on an economic, social, cultural, environmental and territorial basis. This study includes two empiric data analyses. The first analysis formulates a retrospective evaluation of the behaviour of international tourism markets in Portugal on its various levels (outbound markets, regions, seasonality on a national level, seasonality on a regional level, tourism products and type of tourism accommodation). Moreover, the state of inbound tourism in Portugal is compared to that of its competitors and possible gaps are identified in regards to the predictions written in the Portuguese National Tourism Strategy Plan (PENT). The second analysis allows for a prospective evaluation of trends in outbound international markets in Portugal, by spotlighting actions and opportunities which, in the future, may help mitigate the concentration of international tourism demand in Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid201743680pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28012
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectconcentração da procura turísticapt_PT
dc.subjectsazonalidadept_PT
dc.subjectturismo receptorpt_PT
dc.subjectdestino turisticopt_PT
dc.subjectgestão estratégicapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectconcentration of tourism demandpt_PT
dc.subjectseasonalitypt_PT
dc.subjectinbound tourismpt_PT
dc.subjecttourism destinationpt_PT
dc.subjectstrategic managementpt_PT
dc.titleA concentração da procura turística internacional em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2018.04.012.pdf
Size:
2.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format