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Aplicação clínica da classificação Ahmed da morfologia dos segundos pré-molares maxilares da clínica Egas Moniz

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Abstract(s)

Objetivo: Caracterizar a anatomia dentaria interna dos segundos pré-molares maxilares dos pacientes que frequentaram a Clínica Dentária Universitária Egas Moniz com recurso as imagens radiográficas de Cone Beam Computed Tomography (CBCT), determinar a morfologia dos segundos pré-molares maxilares segundo as classificações propostas por Vertucci e Ahmed e classifica-los, comparar os resultados obtidos pelas duas classificações, determinar que anatomia dentaria interna é a mais prevalente nos segundos pré-molares maxilares, determinar a prevalência de canais acessórios nos pré-molares maxilares e determinar a possível associação entre variações anatómicas e os fatores, género e disposição do dente na arcada. Materiais e Métodos: Foram avaliados 150 volumes radiográficos, onde foram incluídos 300 segundos pré-molares maxilares, obtidas através do CBCT na Clínica Dentária Universitária Egas Moniz. Todos os dentes avaliados foram analisados em 3 planos coronal, sagital e axial. Resultados: Dos dentes incluídos na amostra 84,33% foram dentes monorradiculares e com um só canal. Observou-se uma relação estatisticamente significativa entre o género e número de raízes, havendo uma maior prevalência de duas raízes nos indivíduos do género masculino. A classificação mais prevalente segundo a classificação Vertucci foi do tipo I e segundo a de Ahmed 1TN1. A prevalência de canais acessórios foi de 3%. Conclusão: A morfologia dentária dos pré-molares maxilares foi variada embora houvesse uma prevalência maior de dentes monorradiculares e com um só canal. Demostrou-se a associação entre o número de raízes e o género, com uma maior probabilidade de apresentar duas raízes no género masculino. A classificação de Ahmed demonstrou ser muito prática para a classificação de morfologias mais específicas e canais acessórios. O CBCT permitiu a visualização interna e externa do dente para a realização deste estudo.
Objective: To characterise the internal dental anatomy of the maxillary second premolars of patients who attended the Egas Moniz University Dental Clinic using Cone Beam Computed Tomography (CBCT) radiographic images. Determine the morphology of the maxillary second premolars according to the classification systems proposed by Vertucci and Ahmed and classify them. To compare the results obtained by the two classifications used, and to determine which internal dental morphology is most prevalente in the maxillary second premolars. Also to determine the prevalence of accessory canals, and determine the possible association between anatomical variations and factors such as gender and tooth position in the dental arch. Materials and Methods: A total of 150 radiographic volumes were evaluated, including 300 maxillary second premolars, obtained through CBCT at the Egas Moniz University Dental Clinic. All teeth evaluated were analysed in three planes: coronal, sagittal, and axial. Results: 84,33% of the teeth included in the sample were single-rooted teeth with a single canal. A statistically significant relationship was observed between gender and number of roots, with a higher prevalence of two roots in males. The most prevalent classification according to the Vertucci classification was type I and according to the Ahmed classification 1TN1. The prevalence of accessory canals was 3%. Conclusion: The dental morphology of maxillary premolars varied, although there was a higher prevalence of single-rooted teeth with a single canal. An association was demonstrated between the number of roots and gender, with a higher probability of having two roots in males. Ahmed's classification proved to be very practical for the classification of more specific morphologies and accessory canals. CBCT allowed internal and external visualisation of the tooth for the purposes of this study.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

CBCT Ahmed Endodontia Morfologia dentária

Pedagogical Context

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