Repository logo
 
Publication

Criação de valor a partir de um serviço de assistência técnica: o Caso Super Bock

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Márcia
dc.contributor.authorSilva, Pedro Miguel Tato
dc.date.accessioned2022-07-29T14:21:48Z
dc.date.available2023-06-30T00:30:22Z
dc.date.issued2022-06-15
dc.description.abstractO presente trabalho visa compreender o contributo atual e potencial do departamento de assistência técnica da Super Bock no âmbito do marketing relacional. No seguimento da revisão da literatura, desenvolveu-se o referencial teórico e aplicou-se uma metodologia qualitativa, através de um estudo de caso exploratório com recurso a entrevistas semiestruturadas a 9 participantes, identificados como os principais stakeholders internos. Verifica-se que o departamento já trabalha um conjunto de fontes de valor como a qualidade, satisfação, gestão de reclamações, entre outras, ainda que operando num modelo reativo. No entanto, os stakeholders internos reconhecem o potencial de desenvolvimento se nutrir mais ainda as fontes de valor já trabalhadas ou outras. Conclui-se que o departamento atua sob uma orientação muito operacional e menos relacional, tendo margem considerável para desenvolver o seu potencial neste domínio alavancando a criação de valor para todos os stakeholders. O estudo desenvolvido permite compreender as bases de desenvolvimento de uma estratégia de marketing relacional através da interação, encontro de expectativas, objetivos e partilha de informação para operacionalizar o desenvolvimento das fontes de valor que contribuem para a criação de valor e alcance da lealdade dos clientes. Reconhece-se a limitação da metodologia adotada, pelo que se sugere o aprofundamento do estudo alargando a participação aos stakeholders externos, eventualmente através de uma metodologia quantitativa.pt_PT
dc.identifier.tid203045777pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41500
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAssistência Técnicapt_PT
dc.subjectCriação de Valorpt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.subjectMarketing de Serviçospt_PT
dc.subjectMarketing Relacionalpt_PT
dc.subjectSuper Bockpt_PT
dc.titleCriação de valor a partir de um serviço de assistência técnica: o Caso Super Bockpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Pedro Tato_28.03.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: