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Abstract(s)
As crescentes e contínuas evoluções obrigam as empresas a estar atentas e
preparadas para a mudança. No mundo atual é essencial para a sobrevivência de uma
organização que esta privilegie o cliente e que o consiga encantar, envolver e
comprometer. Para isso o cliente deve viver a marca, ou seja, deve poder ter
experiências positivas com a Marca que o façam adquirir o produto ou serviço pela
primeira vez, mas também que o façam querer repetir a compra. Para que isto
aconteça o consumidor deve sentir-se envolvido com a marca.
Assim, e tendo sido verificada a necessidade de perceber como a experiência
da marca proporcionada pelas marcas pode desencadear o envolvimento e a
fidelização do consumidor desenvolveu-se o presente estudo, enquadrado no
Marketing Experiencial. Este estudo pretende ainda verificar se a Experiência da
Marca pode promover diferentes comportamentos de acordo com o local de consumo,
seja na loja física ou na loja virtual. Para isso, e baseado em escalas desenvolvidas em
estudos anteriores, foi realizado um inquérito a 134 consumidores Nespresso, de
forma a averiguar os pressupostos estabelecidos.
O tratamento de dados fez-se com recurso a técnicas, como a análise fatorial
que permitiu adequar o número de fatores à amostra em estudo, o teste t, para
verificar se existe diferença estatística entre duas amostras independentes, e a
regressão linear, que permitiu avaliar a influência dos constructos uns nos outros.
As conclusões do estudo apontam no sentido de não haver diferenças
estatisticamente significativas entre os consumidores na Boutique Nespresso e os
consumidores online para a experiência da marca. Apontam também no sentido da
experiência da marca apresentar uma influência no envolvimento do consumidor com
a marca, mas não suporta a hipótese de o envolvimento apresentar influencia na
fidelização dos consumidores. As conclusões do estudo indicam ainda que a
experiência da marca influencia diretamente a fidelização.
Description
Keywords
Marca Fidelização Experiência da marca Marketing experiencial