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A motivação dos alunos de cursos profissionais para a prática da disciplina de educação física
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Deborah | |
dc.contributor.author | Roque, Daniel | |
dc.date.accessioned | 2024-02-24T11:26:08Z | |
dc.date.available | 2024-02-24T11:26:08Z | |
dc.date.issued | 2024-01-12 | |
dc.description.abstract | A prática de ensino supervisionada marca o início da formação pessoal e profissional, incorporando todas as experiências, vivências, aprendizagens e conhecimentos adquiridos. O presente relatório tem como objetivo documentar as experiências práticas e as atividades realizadas na Escola, por meio de uma análise crítica e reflexiva de todo o processo. Neste contexto, procura-se incluir a descrição e reflexão abrangentes sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas em comparação com as expectativas iniciais. Ao longo do relatório, foram descritas dúvidas e dificuldades que surgiram em cada um dos momentos. Procurou-se com base na literatura fundamentar as estratégias planeadas e aplicadas nas diferentes turmas. Ainda, o relatório apresenta um estudo de natureza científica, abordando uma problemática percebida na Escola, como é o caso da motivação dos alunos para a disciplina de Educação Física. Foi utilizado o questionário Perceived Locus of Casuality Questionaire, traduzido e validado para a população portuguesa com o objetivo de investigar a motivação para a prática de Educação Física entre os alunos do Curso Técnico/a Profissional de Desporto e os alunos dos Cursos Técnico/a Profissional de Mecatrónica Automóvel, Comunicação e Marketing e Restaurante Bar. Os resultados obtidos indicaram que os alunos do Curso Técnico/a Profissional de Desporto apresentaram maiores níveis de motivação intrínseca em comparação com os alunos dos outros cursos. Estes apresentaram maiores níveis de amotivação em comparação com os alunos do Curso Técnico/a Profissional de Desporto. Relativamente aos tipos de regulação motivacional com maior expressão em cada curso apurou-se que no Curso Técnico/a Profissional de Desporto são a motivação intrínseca e a regulação identificada; no Curso Técnico/a Profissional de Mecatrónica Automóvel é a regulação introjetada; no Curso Técnico/a Profissional de Comunicação e Marketing é a regulação externa; e no Curso Técnico/a Profissional de Restaurante Bar é a motivação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203536380 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50013 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Ensino profissional | pt_PT |
dc.title | A motivação dos alunos de cursos profissionais para a prática da disciplina de educação física | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |