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O exercício da profissionalidade docente e o género masculino:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rasteiro, Domingos | |
dc.contributor.author | Silva, João | |
dc.date.accessioned | 2021-05-19T13:42:23Z | |
dc.date.available | 2021-05-19T13:42:23Z | |
dc.date.issued | 2021-01-12 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final de mestrado, intitulado “O exercício da profissionalidade docente e o género masculino – Um estudo de perceções enfocado nas práticas educativas com as primeiras idades”, surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Pré-escolar e 1º Ciclo, com o objetivo da obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Esta investigação pretende escrutinar a presença do homem na educação de infância, procurando compreender em que medida, o género do educador de infância, influencia a sua prática profissional, partindo de algumas questões principais: Será que pelo facto de ser homem, não posso desempenhar a profissão de educador/professor, com a mesma, ou melhor competência que as mulheres? Será que a relação entre um educador do género masculino e as crianças pode ser tão boa, ou melhor do que com as docentes do género feminino? A figura masculina como docente é, ainda hoje, um tema complexo, quer pela escassez e discrepância numérica face ao género docente oposto, quer pelos benefícios e/ou desconfianças que podem surgir com a sua presença na educação de infância. Este relatório surge, não só, como uma necessidade pessoal, pois sendo homem e estando eu numa área completamente dominada pelo género feminino, senti a necessidade de procurar as razões pelas quais existe esta escassez de docentes do género masculino, mas, pretendo também, que o presente estudo contribua para a desconstrução de ideias pré-concebidas em relação aos homens, educadores de infância/professores e/ou profissionais de educação do género masculino, como auxiliares de ação educativa. Para isso contribui o enquadramento teórico da problemática de género na educação, o desenvolvimento do trabalho de campo e recolha das perceções dos principais atores no processo educativo, e ainda as constantes reflexões, acerca da importância da profissionalidade dos educadores de infância tendo em conta as questões de género. Ao longo do estudo, e a partir dos dados recolhidos através das entrevistas e inquéritos por questionário, foi possível constatar, que o género do docente, para a grande maioria dos respondentes, não tem qualquer influência na qualidade de desempenho das competências docentes, sendo que estas englobam também a relação com as crianças. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202725804 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36538 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Género e a docência | pt_PT |
dc.subject | Figura masculina | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.title | O exercício da profissionalidade docente e o género masculino: | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo de perceções enfocado nas práticas educativas com as primeiras idades | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |
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