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Perfil Sensorial 2- acompanhamento escolar: contributo para a validade convergente em crianças com idades entre os 5 e os 12 anos
datacite.subject.fos | Integração Sensorial | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Élia | |
dc.contributor.author | Pereira, Inês | |
dc.date.accessioned | 2024-08-28T10:19:37Z | |
dc.date.available | 2024-08-28T10:19:37Z | |
dc.date.issued | 2024-07-16 | |
dc.description.abstract | Introdução: Em Terapia Ocupacional, os resultados da intervenção dependem naturalmente de fatores como a identificação precoce, avaliação completa e determinação de objetivos significativos. Para conseguir assegurar a credibilidade e fidedignidade científica nesse processo é essencial o recurso a instrumentos de avaliação. Porém, em Portugal, os terapeutas ocupacionais estão limitados, na avaliação das disfunções de integração sensorial devido à escassa existência de instrumentos padronizados, traduzidos e validados para a população portuguesa. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a validade convergente do Perfil Sensorial 2- Acompanhamento Escolar com o instrumento SPM- Sala de Aula, que avalia domínios semelhantes do processamento sensorial, através da correlação de Pearson. Métodos: Utilizou-se uma amostra de 29 participantes, com desenvolvimento típico, na faixa etária dos 5 aos 12 anos, da região da Marinha Grande (através de uma recolha não probabilística, por conveniência) para o estudo da validade convergente entre o Perfil Sensorial 2- Acompanhamento Escolar e o SPM- Sala de Aula. A Validade Convergente foi analisada através da correlação de Pearson e o tratamento estatístico dos dados efetuou-se com o software IMB Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Statistics 28.0. Resultados: Observaram-se correlações significativas positivas, moderadas e altas entre os domínios dos dois instrumentos, a oscilar entre R= 0,379 e R=0,743. Ademais, salientaram-se valores acima de R= 0,50 entre diversos domínios do Perfil Sensorial 2- Acompanhamento Escolar e os domínios do SPM- Sala de Aula. Conclusão: Os objetivos do estudo foram alcançados, na medida em que se identificou com sucesso uma amostra com um processamento sensorial normativo e se obteve diversas correlações fortes entre os domínios dos dois instrumentos utilizados, o Perfil Sensorial 2- Acompanhamento Escolar e o SPM- Sala de Aula. Estes resultados revelaram evidências que suportam a validade do Perfil Sensorial 2- Acompanhamento Escolar, contribuindo positivamente para a validação deste instrumento na avaliação das crianças portuguesas com o mesmo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203684885 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51938 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Processamento sensorial | pt_PT |
dc.subject | Contexto escolar | pt_PT |
dc.subject | Perfil sensorial | pt_PT |
dc.subject | Acompanhamento escolar | pt_PT |
dc.title | Perfil Sensorial 2- acompanhamento escolar: contributo para a validade convergente em crianças com idades entre os 5 e os 12 anos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Saúde do Alcoitão | |
thesis.degree.name | Mestrado em Terapia Ocupacional | pt_PT |