Publication
Fontes de stress e estratégias de coping
| dc.contributor.advisor | Correia, Anabela | |
| dc.contributor.author | Paulino, Marta Sofia Viegas Sanches | |
| dc.date.accessioned | 2022-02-04T12:09:14Z | |
| dc.date.available | 2022-02-04T12:09:14Z | |
| dc.date.issued | 2021-12 | |
| dc.description.abstract | A crescente incerteza, os constantes processos de mudança e as exigências no trabalho requerem adaptação e ajustamento por parte dos indivíduos. O hiato entre as exigências e a capacidade para lidar com os acontecimentos pode causar stress. A forma como os indivíduos percecionam o stress e avaliam os seus recursos pode influenciar a sua reação e, consequentemente, produzir efeitos a nível individual e organizacional. Os professores são um dos grupos profissionais mais expostos ao stress. É uma profissão de relações humanas, desafiadora e exigente. A nova pandemia COVID-19 veio realçar as fragilidades no ensino e testar a resiliência dos professores e do próprio sistema educativo. Neste trabalho, apresenta- se uma investigação realizada com 113 professores do ensino superior, no qual se procura compreender como estes profissionais percecionam o stress decorrente da sua atividade, designadamente, o nível de stress, as fontes de stress e quais as formas que utilizam para lidar com o mesmo. Para a concretização deste objetivo, utilizou-se o Questionário de Stress nos Professores do Ensino Superior, o Coping With Job Scale, e um questionário com os dados sociodemográficos. Os resultados sugerem que as mulheres vivenciam um maior nível de stress que os homens, o excesso de trabalho, trabalho burocrático/administrativo e vida pessoal e profissional são os principais preditores de stress, e os professores utilizam estratégias de controlo. Estes resultados são discutidos segundo os pressupostos teóricos e os principais modelos explicativos do stress e do coping, tendo em conta as conclusões de estudos semelhantes. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The growing uncertainty, the constant processes of change and the demands at work require adaptation and adjustment on the part of individuals. The gap between demands and the ability to deal with events can be stressful. The way individuals perceive stress, and the evaluation of their resources can influence their reaction and, consequently, produce effects at an individual and organizational level. Teachers are one of the professional groups most exposed to stress. It is a challenging and demanding human relations profession. The new COVID-19 pandemic highlighted weaknesses in teaching and tested the resilience of teachers and the education system itself. This study presents an investigation carried out with 113 higher education teachers, which seeks to understand how these professionals perceive the stress resulting from their activity, namely, the level of stress, the sources of stress and what forms they use to deal with it. To achieve this objective, the Stress Questionnaire for Higher Education Teachers, the Coping With Job Scale, and a questionnaire with sociodemographic data were used. The results show that women experience a higher level of stress than men; overwork, bureaucratic/administrative work and personal and professional life are the main predictors of stress, and teachers make use of control strategies. These results are discussed according to theoretical assumptions and the main explanatory models of stress and coping, considering the statistics findings. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202891119 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/39179 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Stress | pt_PT |
| dc.subject | Coping | pt_PT |
| dc.subject | Professores | pt_PT |
| dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
| dc.subject | Stress | pt_PT |
| dc.subject | Coping | pt_PT |
| dc.subject | Teachers | pt_PT |
| dc.subject | Higher education | pt_PT |
| dc.title | Fontes de stress e estratégias de coping | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Setúbal | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Marta Paulino_190326034_MGERH.pdf
- Size:
- 8.2 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
