Publication
Análise da velocidade em contexto escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Paulo | |
dc.contributor.author | Morgado, Manuel | |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T11:09:33Z | |
dc.date.available | 2019-08-01T11:09:33Z | |
dc.date.issued | 2018-03-23 | |
dc.description.abstract | Neste estudo pretendemos verificar se existe associação entre a velocidade, força inferior, agilidade e resistência, no contexto escolar do Colégio Marista de Carcavelos, analisando-se também complementarmente o efeito do género e do índice de Massa corporal, nesta relação. A amostra foi composta por 1038 alunos, repartidos pelos 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário do Colégio Marista de Carcavelos, sendo 519 (50%) raparigas. As idades dos alunos oscilam entre os 9 e os 17, com uma média de 13,2 anos de idade. Método: Foi utilizada a bateria de testes de condição física, em que se incluem os testes de velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia, assim como o índice de massa corporal. Globalmente os resultados revelaram que, neste contexto em particular, há uma associação entre a velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia. Este estudo aponta para a necessidade de dar importância ao treino da velocidade e de serem introduzidos no contexto escolar exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: força inferior, resistência e agilidade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202268969 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29448 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Velocidade | pt_PT |
dc.subject | Aptidão física | pt_PT |
dc.subject | Índice de massa corporal | pt_PT |
dc.subject | Jovens | pt_PT |
dc.title | Análise da velocidade em contexto escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |