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Políticas e práticas de formação profissional continua: o caso de um grupo de empresas de consultoria e engenharia

dc.contributor.advisorAlmeida, António José
dc.contributor.authorJamba, Isaac Capata
dc.date.accessioned2018-01-30T14:41:36Z
dc.date.available2018-01-30T14:41:36Z
dc.date.issued2018-01
dc.descriptionDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão estratégica de Recursos Humanos
dc.description.abstractÉ bem sabido que os mercados não são estáticos e que o mundo em que vivemos está em constante mudança. Estas mudanças levam as empresas a estarem sempre vigilantes e a seguir as constantes alterações do mercado, sob pena de ficarem para trás em relação as outras empresas que, em função das alterações do mercado, tiveram a capacidade de mudar as suas estratégias de negócio ou mesmo os seus estilos de gestão. As empresas, para poderem responder a essas exigências do mercado e à mudança tecnológica, procuram dotar os seus trabalhadores de novas competências, investindo cada vez mais na sua formação. A formação profissional está cada vez mais a ser vista como um investimento necessário para o desenvolvimento empresarial dado que o desenvolvimento dos trabalhadores dá origem ao desenvolvimento da empresa. Tendo em conta os pressupostos enunciados, o objetivo do presente estudo, sobre políticas e práticas de formação profissional, é caraterizar as práticas de formação de um grupo de empresas que exerce a sua atividade na área da consultoria e engenharia informática. Para a prossecução deste objetivo recorremos a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa em que a entrevista semi-diretiva ao responsável pela gestão de recursos humanos e o inquérito por questionário aos trabalhadores são as técnicas de recolha de dados privilegiadas. Os resultados evidenciam que estamos perante uma empresa que aposta na formação dos seus trabalhados, não só pelo número de horas de formação que disponibiliza, mas também pelos objetivos dessas ações de formação. Isto porque as ações de formação não se destinam apenas a responder aos problemas já existentes, compreendendo as três finalidades enunciadas por Meignant (2003): consolidar o existente, acompanhar e facilitar as mudanças e preparar o futuro. A importância que a empresa atribui à formação profissional dos seus trabalhadores pode também ser explicada pelo facto de existir um departamento específico para a formação profissional.pt_PT
dc.description.abstractIt is well known that markets are not static and that the world we live in is constantly changing. These changes lead companies to be vigilant and constantly changing the market, otherwise they will be out of step with other companies that, due to market changes, have had the ability to change their business strategies or even management styles. Companies, in order to respond to these market demands and technological change, seek to equip their workers with new skills, investing more and more in their training. Vocational training is increasingly seen as a necessary investment for business development as the development of workers gives rise to enterprise development. Taking into account the assumptions, the aim of the present study, on vocational training policies and practices, is to characterize the training practices of a group of companies that work in the area of computer consulting and engineering. In order to achieve this objective, we have used a methodological approach of a qualitative nature in which the semi-directive interview with the person responsible for human resources management and the questionnaire survey of the workers are the techniques for collecting privileged data. That we are facing a company that bets on the training of its employees, not only for the number of hours of training that it provides, but also for the objectives of these training actions. This is because the training actions are not only intended to respond to the existing problems, the company's training policy comprises the three purposes enunciated by Meignant (2003), to consolidate the existing one, to accompany and facilitate the changes, and to prepare the future. The importance of the company to the vocational training of its employees can also be explained by the fact that there is a specific department for vocational training.pt_PT
dc.identifier.tid201903598
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20873
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.subjectGestão de recursos humanospt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.subjectCompetitividadept_PT
dc.subjectHuman resource managementpt_PT
dc.subjectVocational trainingpt_PT
dc.subjectCompetitivnesspt_PT
dc.titlePolíticas e práticas de formação profissional continua: o caso de um grupo de empresas de consultoria e engenhariapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal

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