Repository logo
 
Publication

Criação de um clube de produtores de azeitona para a Indagop

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAragonez, Teresa
dc.contributor.authorReis, Ana Alexandra Couto
dc.date.accessioned2017-12-11T14:02:05Z
dc.date.available2017-12-11T14:02:05Z
dc.date.issued2017-09-18
dc.description.abstractNos últimos anos, tem-se assistido a profundas alterações no mundo empresarial, influenciadas por diversos fatores como: a globalização, o aumento da competitividade, escassez dos recursos e crescente exigência dos consumidores. A competitividade pelos mesmos mercados, pressiona as organizações a reformularem estratégias centradas na criação e fortificação de relações a longo prazo e na agregação de valor acrescentado do produto, alcançado através de formação de alianças estratégicas. A Indagrop, é uma empresa agroindustrial em crescimento, quer a nível nacional como internacional, porém identificou um problema. Este afeta o seu desempenho e condiciona o seu crescimento, que é a dispersão e escassez da produção de azeitona. O objetivo deste projeto é apresentar uma solução para este problema, que passa pela criação de um clube de produtores de azeitona, de modo a concentrar a produção e incentivar os produtores a produzir em maior quantidade e qualidade. Portanto, o estudo incidiu sobre os stakeholders agrícolas, no qual foram analisadas as seguintes categorias: dificuldades do segmento de mercado em questão, as funções das organizações que se relacionam diretamente com produtores agrícolas, posteriormente, passa por uma análise que incidiu na perspetiva dos produtores sobre os critérios de seleção das empresas a quem vendem os seus produtos e sobre os serviços e condições que valorizam e procuram nas instituições de apoio. Para além disso, observou-se a qualidade exigida pelas empresas, as relações entre organização/produtor e por último, as dificuldades dos produtores de azeitona, especificamente da azeitona galega. Os resultados obtidos contribuem para que a Indagrop e os produtores desenvolvam relações fortes e duradouras, que permita e sustente a criação deste clube produtores, de forma a garantir o alcance dos objetivos de ambas as partes envolvidas sejam alcançados, refletindo-se num melhor desempenho para os envolvidos.pt_PT
dc.identifier.tid201769832pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19660
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectGestão estratégiapt_PT
dc.subjectMarketing relacionalpt_PT
dc.subjectSetor agro-alimentarpt_PT
dc.titleCriação de um clube de produtores de azeitona para a Indagoppt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ana_reis.pdf
Size:
2.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: