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A influĂȘncia da ferrovia no desempenho de um terminal de contentores

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Abstract(s)

Dadas tendĂȘncias de globalização que passaram a descrever a economia mundial, a invenção da embalagem-contentor foi considerada uma das maiores revoluçÔes. Este novo conceito de manuseamento de mercadorias em massa estimulou o crescimento do setor marĂ­timo de transporte, que se viu ganhar posição na cadeia logĂ­stica mundial. Ao mesmo tempo que demonstrava constantes nĂ­veis de crescimento, a verdade Ă© que realçava, igualmente, algumas das suas fragilidades. O setor marĂ­timo necessitou de recorrer a soluçÔes de intermodalidade, nomeadamente, ao transporte ferroviĂĄrio por forma a melhorar o desempenho da sua cadeia de transporte atĂ© ao cliente final. Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar de que forma as caraterĂ­sticas existentes na ligação ferroviĂĄria aos portos influenciam o desempenho de um terminal de contentores. É realizada uma anĂĄlise do estado da arte da literatura sobre a ligação entre a ferrovia e o desempenho dos portos e dos terminais de contentores. Recorreu-se Ă  realização de inquĂ©rito a especialistas sobre o caso de estudo do porto de Sines e em termos gerais, sobre as caraterĂ­sticas da ligação do transporte ferroviĂĄrio aos portos que mais contribuem para um maior nĂ­vel de desempenho de um terminal de contentores, atravĂ©s da ligação ao hinterland terrestre. Demonstra-se que determinadas caracterĂ­sticas da ligação ferroviĂĄria sĂŁo mais importantes para determinadas variĂĄveis do desempenho dos portos e do terminal de contentores quer em termos gerais, quer no que respeita ao caso do porto de Sines.

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RelatĂłrio de Dissertação/projeto/estĂĄgio/projeto de investigação do Mestrado em CiĂȘncias Empresariais

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Instituto PolitĂ©cnico de SetĂșbal. Escola Superior de CiĂȘncias Empresariais

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