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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Dadas tendĂȘncias de globalização que passaram a descrever a economia
mundial, a invenção da embalagem-contentor foi considerada uma das maiores
revoluçÔes. Este novo conceito de manuseamento de mercadorias em massa
estimulou o crescimento do setor marĂtimo de transporte, que se viu ganhar posição
na cadeia logĂstica mundial. Ao mesmo tempo que demonstrava constantes nĂveis
de crescimento, a verdade é que realçava, igualmente, algumas das suas
fragilidades. O setor marĂtimo necessitou de recorrer a soluçÔes de intermodalidade,
nomeadamente, ao transporte ferroviĂĄrio por forma a melhorar o desempenho da
sua cadeia de transporte até ao cliente final.
Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar de que forma as
caraterĂsticas existentes na ligação ferroviĂĄria aos portos influenciam o desempenho
de um terminal de contentores. Ă realizada uma anĂĄlise do estado da arte da
literatura sobre a ligação entre a ferrovia e o desempenho dos portos e dos terminais
de contentores. Recorreu-se à realização de inquérito a especialistas sobre o caso
de estudo do porto de Sines e em termos gerais, sobre as caraterĂsticas da ligação
do transporte ferroviĂĄrio aos portos que mais contribuem para um maior nĂvel de
desempenho de um terminal de contentores, através da ligação ao hinterland
terrestre. Demonstra-se que determinadas caracterĂsticas da ligação ferroviĂĄria sĂŁo
mais importantes para determinadas variĂĄveis do desempenho dos portos e do
terminal de contentores quer em termos gerais, quer no que respeita ao caso do
porto de Sines.
Description
RelatĂłrio de
Dissertação/projeto/estågio/projeto de
investigação do Mestrado em
CiĂȘncias Empresariais
Keywords
Citation
Publisher
Instituto PolitĂ©cnico de SetĂșbal. Escola Superior de CiĂȘncias Empresariais