Repository logo
 
Publication

O jogo como estratégia pedagógica no processo de ensino aprendizagem da matemática no 1º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria
dc.contributor.authorPacheco, Patrícia
dc.date.accessioned2016-04-01T11:55:44Z
dc.date.available2016-04-01T11:55:44Z
dc.date.issued2015-05-21
dc.description.abstractO presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, e descreve um estudo realizado com intuito de perceber e identificar as potencialidades do jogo como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no 1.º Ano de escolaridade. O estudo partiu da análise de atividades concretas implementadas no decorrer do estágio curricular realizado nesta valência, numa escola privada da área de Lisboa. A partir da aplicação de cinco jogos diferentes, procurou-se identificar quais as vantagens do uso dos jogos como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem; avaliar o impacto dos jogos na motivação dos alunos e, por último, perceber que importância atribui o professor ao uso dos jogos como estratégia pedagógica em sala de aula. A metodologia de investigação utilizada foi de caráter qualitativo e os dados que a sustentam foram recolhidos e registados através de observação, sob a forma de notas de campo e de um diário de bordo, utilizando-se a entrevista semiestruturada como técnica de recolha complementar. No corpo do trabalho apresentam-se os cinco jogos que foram implementados, explicitandose os seus objetivos e os conteúdos trabalhados a partir dos mesmos, salientam-se as principais ideias recolhidas que constituem a base das conclusões do estudo e fundamentamse as mesmas com os autores de referência consultados. As conclusões sustentam a importância do jogo como estratégia pedagógica quando o mesmo é aplicado de forma consciente pelos professores e sugerem que o carácter atrativo deste recurso pode efetivamente alterar a forma negativa como os alunos, por vezes, encaram a Matemática.pt_PT
dc.identifier.tid201068290pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12804
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectEstratégia Pedagógicapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.titleO jogo como estratégia pedagógica no processo de ensino aprendizagem da matemática no 1º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PACHECO Patricia 2015.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: