Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O jogo como estratégia pedagógica no processo de ensino aprendizagem da matemática no 1º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PACHECO Patricia 2015.pdf1.74 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, e descreve um estudo realizado com intuito de perceber e identificar as potencialidades do jogo como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no 1.º Ano de escolaridade. O estudo partiu da análise de atividades concretas implementadas no decorrer do estágio curricular realizado nesta valência, numa escola privada da área de Lisboa. A partir da aplicação de cinco jogos diferentes, procurou-se identificar quais as vantagens do uso dos jogos como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem; avaliar o impacto dos jogos na motivação dos alunos e, por último, perceber que importância atribui o professor ao uso dos jogos como estratégia pedagógica em sala de aula. A metodologia de investigação utilizada foi de caráter qualitativo e os dados que a sustentam foram recolhidos e registados através de observação, sob a forma de notas de campo e de um diário de bordo, utilizando-se a entrevista semiestruturada como técnica de recolha complementar. No corpo do trabalho apresentam-se os cinco jogos que foram implementados, explicitandose os seus objetivos e os conteúdos trabalhados a partir dos mesmos, salientam-se as principais ideias recolhidas que constituem a base das conclusões do estudo e fundamentamse as mesmas com os autores de referência consultados. As conclusões sustentam a importância do jogo como estratégia pedagógica quando o mesmo é aplicado de forma consciente pelos professores e sugerem que o carácter atrativo deste recurso pode efetivamente alterar a forma negativa como os alunos, por vezes, encaram a Matemática.

Description

Keywords

Ensino Básico Jogo Estratégia Pedagógica Matemática Ensino-aprendizagem Motivação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue