Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.74 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES),
do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola
Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, e descreve um estudo realizado com intuito
de perceber e identificar as potencialidades do jogo como estratégia pedagógica no processo
de ensino-aprendizagem da Matemática no 1.º Ano de escolaridade. O estudo partiu da
análise de atividades concretas implementadas no decorrer do estágio curricular realizado
nesta valência, numa escola privada da área de Lisboa.
A partir da aplicação de cinco jogos diferentes, procurou-se identificar quais as vantagens do
uso dos jogos como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem; avaliar o
impacto dos jogos na motivação dos alunos e, por último, perceber que importância atribui o
professor ao uso dos jogos como estratégia pedagógica em sala de aula. A metodologia de
investigação utilizada foi de caráter qualitativo e os dados que a sustentam foram recolhidos e
registados através de observação, sob a forma de notas de campo e de um diário de bordo,
utilizando-se a entrevista semiestruturada como técnica de recolha complementar.
No corpo do trabalho apresentam-se os cinco jogos que foram implementados, explicitandose
os seus objetivos e os conteúdos trabalhados a partir dos mesmos, salientam-se as
principais ideias recolhidas que constituem a base das conclusões do estudo e fundamentamse
as mesmas com os autores de referência consultados.
As conclusões sustentam a importância do jogo como estratégia pedagógica quando o mesmo
é aplicado de forma consciente pelos professores e sugerem que o carácter atrativo deste
recurso pode efetivamente alterar a forma negativa como os alunos, por vezes, encaram a
Matemática.
Description
Keywords
Ensino Básico Jogo Estratégia Pedagógica Matemática Ensino-aprendizagem Motivação