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As perceções dos clientes internacionais sobre a indústria têxtil portuguesa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorOliveira, Rui Manuel Diaz Tavares da Costa
dc.date.accessioned2019-09-24T11:42:33Z
dc.date.available2019-09-24T11:42:33Z
dc.date.issued2019-09-16
dc.description.abstractAtualmente, Portugal encontra-se inserido num mercado global cada vez mais competitivo, onde todos os países procuram acentuar as suas vantagens competitivas, quer a nível doméstico, quer a nível internacional. Torna-se então essencial fazer a gestão da marca de um país, com vista à comunicação dos seus pontos diferenciadores e aumento da sua competitividade. É neste contexto que surge o efeito do Country of Origin, que se refere a qualquer influência na avaliação e intenção de compra de produtos, resultante da informação do seu país de origem. A base teórica da investigação que permitiu a resposta ao objetivo geral centrou-se em dois grandes temas, nomeadamente, o Nation Branding e o Country of Origin. Através de uma metodologia quantitativa de caráter descritivo e exploratório, foi realizado um inquérito por questionário, com vista compreender as perceções sobre a Nation Brand Portugal e, posteriormente, da importância do Country of Origin na indústria têxtil portuguesa. O questionário foi dirigido a todos os empresários presentes em três feiras de moda, nomeadamente, a PITTI IMMAGINE UOMO que decorreu em Florença entre os dias 8 a 11 de janeiro, REVOLVER e CIFF que decorreram simultaneamente em Copenhaga entre os dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro de 2019 (65 respostas). Com esta investigação, foi possível concluir que, não só as perceções da Nation Brand Portugal são positivas, como o seu COO também o é. Concluiu-se, ainda, que apesar de existir uma relação entre a avaliação do COO de Portugal e a avaliação da qualidade percebida dos produtos Made in Portugal, este não tem um papel preponderante quando comparado com outros atributos presentes no processo de avaliação e intenção de compra.pt_PT
dc.identifier.tid202284174pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29821
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectAvaliação doo produtopt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectFamiliaridadept_PT
dc.subjectComprador internacionalpt_PT
dc.subjectIndústria têxtilpt_PT
dc.subjectNation brandingpt_PT
dc.subjectCountry of originpt_PT
dc.subjectQualidade percebidapt_PT
dc.subjectPreçopt_PT
dc.titleAs perceções dos clientes internacionais sobre a indústria têxtil portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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