Publication
O papel do capital psicológico e do suporte social no ajustamento académico e bem-estar no ensino superior:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Rosinha, António | |
dc.contributor.author | José, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2025-07-30T10:30:34Z | |
dc.date.available | 2025-07-30T10:30:34Z | |
dc.date.issued | 2025-06-25 | |
dc.description.abstract | A crescente preocupação com o bem-estar e adaptação dos estudantes no ensino superior, este estudo analisa o impacto do ajustamento de estudantes do ensino superior em várias universidades do país. A amostra foi de 100 estudantes, com idades variadas entre 18 e 50 (M = 27; DP = 8,156). A amostra é predominante feminina com (53%) em comparação ao sexo masculino (47%). No que concerne a exercer alguma atividade profissional (53%) dos participantes exercem alguma profissão, enquanto 43% não. No que diz respeito ao ano de frequência verificou-se uma variedade de respostas, sendo que por 19% de estudantes do primeiro ano, 26% do segundo ano, 27% do terceiro ano e 28% de mestrandos, não tivemos nenhum estudante de doutoramento. Para recolha de dados utilizou-se um inquérito composto por instrumentos como Compound PsyCap Scale, a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido, o QVA-r (Questionário de Vivências Acadêmicas) a Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh (WEMWBS). Os resultados indicam uma média de 4,13, que evidencia níveis elevados entre os estudantes. Além disso, as análises de consistência interna das escalas utilizadas mostram que, apesar de algumas dimensões apresentaram alfa de cronbach abaixo do ideal, as escalas de suporte social e bem-estar possuem alta confiabilidade. A discussão dos resultados destaca a importância do suporte social e do capital psicológico no ajustamento e no bem-estar. Em conclusão, a pesquisa tem implicações teóricas e práticas significativas, ressaltando a necessidade de ressaltar a necessidade de apoiar os estudantes em suas jornadas acadêmicas para promover seu bem-estar e ajustamento. | por |
dc.identifier.tid | 203957814 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58249 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Capital psicológico | |
dc.subject | Suporte social | |
dc.subject | Ajustamento académico | |
dc.subject | Bem-estar | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.title | O papel do capital psicológico e do suporte social no ajustamento académico e bem-estar no ensino superior: | por |
dc.title.alternative | uma análise integrada | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |