Repository logo
 
Publication

Importância de um bom marketing relacional para o sucesso de uma empresa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMocetão, Cristina
dc.contributor.authorCoelho, Diogo
dc.date.accessioned2025-01-07T12:20:06Z
dc.date.available2025-01-07T12:20:06Z
dc.date.issued2024-10-31
dc.date.submitted2024-09-19
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre o papel que as estratégias de marketing relacional desempenham no sucesso de uma empresa, tanto a nível interno com a relação entre colaboradores e empresa, trabalhando e estimulando a sua motivação, como a nível externo na criação de uma relação sólida e duradoura com clientes e parceiros. São apresentados os seguintes objetivos: avaliar a eficácia das estratégias de marketing relacional na construção e gestão de relacionamentos com parceiros de negócios, analisar a influência do marketing relacional na dinâmica de parcerias e na canalização eficaz de negócios e entender a integração do marketing relacional nas estratégias de marketing interno. Após realizada uma análise interna da empresa de acolhimento, foi elaborada uma análise qualitativa de dados retirados de entrevistas realizadas junto de colaboradores, do Chief Executive Officer e de parceiros da empresa. Os dados recolhidos permitiram entender que o marketing relacional possui um papel fulcral nas atividades diárias de uma empresa. Contribui para a motivação e qualificação dos seus colaboradores, tornando-os numa peça chave para aumentar o volume de negócios. Promove a criação de uma cultura organizacional orientada para o cliente e para a construção de relações duradouras com os mesmos, estimulando a sua fidelização. Por último, permite à empresa criar e manter relações com parceiros, que entregam conhecimento, mão-de-obra qualificada e oportunidades de negócio. O estudo consiste num relatório de estágio numa empresa, e através da informação concluída é possível otimizar as relações com parceiros e criar um ambiente organizacional focado nas relações externas e internas.pt_PT
dc.description.abstractThe present report focuses on the role that relationship marketing strategies play in the success of a company, both internally in the relationship between employees and the company, working and stimulating their motivation, and externally in the creation a solid and lasting relationship with customers and partners. The following objectives are presented: to evaluate the effectiveness of relationship marketing strategies in building and managing relationships with business partners, to analyze the influence of relationship marketing on the partnerships dynamics and the effective channeling of business, and to understand the integration of relationship marketing into internal marketing strategies. After conducting an internal analysis of the host company, a qualitative analysis of data taken from interviews with employees, the Chief Executive Officer and company partners was conducted. The data collected showed that relationship marketing plays a pivotal role in the daily activities of a company. It contributes to the motivation and qualification of its employees, making them a key piece to increase business volume. It promotes the creation of a customer-oriented organizational culture and the construction of lasting relationships with them, stimulating their loyalty. Lastly, it allows the company to create and maintain relationships with partners, who provide knowledge, skilled labor and business opportunities The study is an internship report in a company, and through the information gathered it is possible to optimize relations with partners and create an organizational environment focused on external and internal relations.pt_PT
dc.identifier.tid203783921pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53537
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectColaboradorespt_PT
dc.subjectClientespt_PT
dc.subjectMarketing Relacionalpt_PT
dc.subjectParceirospt_PT
dc.subjectRelaçõespt_PT
dc.titleImportância de um bom marketing relacional para o sucesso de uma empresapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestre em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de estágio_Diogo Coelho_09.09.pdf
Size:
651.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: