Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da Educação Física na infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Patrícia Costa.pdf2.14 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A educação física é uma área curricular de extrema importância no desenvolvimento dos alunos. Esta área é vista pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como a única área em que os objetivos curriculares, criam uma simbiose entre o corpo, as competências físicas e assim como a aquisição de valores, com o intuito de desenvolver competências para que sejam bem sucedidos como integrantes presentes na sociedade. (UNESCO, 2015a, 2021). É atualmente considerada, a melhor forma de aquisição destas competências, para o desenvolvimento da Literacia Física, da saúde, e com isso uma maior qualidade de vida para todas as crianças que praticam a Educação Física. (UNESCO, 2021). O docente, seja educador, professor do 1.º Ciclo ou professor da área, é o maior responsável, assim como a escola onde leciona, terão o dever de proporcionar aos alunos uma aprendizagem motivadora e significativa, levando-os a adquirir as competências essenciais de uma forma mais lúdica, com o objetivo de chegar ao sucesso escolar. Este estudo tem como foco perceber a importância da Educação Física, através das percepções dos profissionais, sejam educadores, professores de 1.º Ciclo e professores de Educação Física, sobre as suas práticas. Foi realizado um inquérito por questionário, o qual foi respondido por vinte e sete indivíduos. Relativamente ao tratamento de dados e análise dos mesmos, foi usado uma análise estatística e análise de conteúdos. Os resultado do inquérito, demonstrou que na generalidade, os professores têm qualidade e confiança nos seus métodos de ensino, assim como partilham da opinião de que as escolas sendo espaços físicos ainda precisam de terem estruturas indicadas para esta disciplina basilar.
Physical education is a curricular area of extreme importance in the development of students. This area is seen by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) as the only area in which curricular objectives create a symbiosis between the body, physical skills and the acquisition of values, with the aim of developing skills so that they can be successful as members of society. (UNESCO, 2015a, 2021). It is currently considered the best way to acquire these skills, for the development of Physical Literacy, health, and thus a greater quality of life for all children who practice Physical Education. (UNESCO, 2021). The teacher, whether an educator, 1st cycle teacher or teacher in the area, is the most responsible, as well as the school where he teaches, will have the duty to provide students with motivating and meaningful learning, leading them to acquire essential skills in a more playful way, with the aim of achieving academic success. This study focuses on understanding the importance of Physical Education, through the perceptions of professionals, whether educators, 1st Cycle teachers and Physical Education teachers, about their practices. A questionnaire survey was carried out, which was answered by twenty-seven individuals. Regarding data processing and analysis, statistical analysis and content analysis were used. The results of the survey demonstrated that, in general, teachers have quality and confidence in their teaching methods, as well as sharing the opinion that schools, being physical spaces, still need to have suitable structures for this basic subject.

Description

Keywords

Educação-Física - Profissionais de Educação - Pré-Escolar e 1.º Ciclo - Práticas de Educação Física. Physical Education - Education Professionals - Pre-School and 1st Cycle - Physical Education Practices

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue