Repository logo
 
Publication

Contributo para a Análise Estratégica de uma Marca Portuguesa de Carros Desportivos

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorManuel Domingos Tavares, Victor
dc.contributor.authorLuís Pinto Ferreira de Castro, Pedro
dc.date.accessioned2018-10-22T14:51:06Z
dc.date.embargo2026-06-08
dc.date.issued2017-09-29
dc.description.abstractO presente relatório tem por objetivo a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas no contexto de um estágio profissional, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Marketing e Direção Comercial. O referido estágio teve lugar numa empresa com atividade no setor de fabricação automóvel que, à data, se encontra em fase de preparação para o lançamento de uma nova marca. Numa primeira fase, é apresentado o enquadramento técnico e científico das atividades realizadas, suportado pela análise documental e técnicas não documentais de observação. São introduzidos conceitos de marketing relevantes no contexto das atividades realizadas e, ainda, apresentada uma síntese analítica dos principais temas relacionados com a gestão da marca. Por fim, é feita uma introdução ao marketing automobilístico, em termos das principais dinâmicas e tendências associadas ao setor. Numa segunda fase, são descritas as atividades realizadas no âmbito do estágio profissional, incidindo sobre os temas de autoanálise da empresa, análise estratégica de clientes e de concorrentes. Como tal, representa a aplicação real de um processo de análise estratégica de marca, em fase de criação, no contexto de uma pequena e média empresa. Permite, assim, o estudo de um processo real de criação de marca, à luz de modelos teóricos existentes. Finalmente, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o contributo prestado, no contexto de um processo de criação e gestão da marca numa pequena e média empresa, enquanto ferramenta de aprendizagem e em termos do seu contributo para o conhecimento na área, bem como na aplicação prática de conteúdos lecionados no mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid201743760pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24448
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnálise Estratégicapt_PT
dc.subjectCarros Desportivospt_PT
dc.subjectGestão da Marcapt_PT
dc.subjectMarketing Automobilísticopt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.titleContributo para a Análise Estratégica de uma Marca Portuguesa de Carros Desportivospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Estágio PC.pdf
Size:
3.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: