Publication
A escrita de textos narrativos
| dc.contributor.advisor | Pereira, Luciano | |
| dc.contributor.author | Rebocho, Ana Beatriz Lares | |
| dc.date.accessioned | 2015-12-14T15:44:06Z | |
| dc.date.available | 2015-12-14T15:44:06Z | |
| dc.date.issued | 2015-10 | |
| dc.date.submitted | 2015-12 | |
| dc.description.abstract | Este projeto tem como enfoque principal o estudo da escrita de textos narrativos, utilizando sequências de imagens ordenadas e legendadas. Baseia-se no método investigação-ação com inspiração no de investigação sobre a própria prática. Teve-se sempre em conta a importância da planificação para auxiliar a criança na estruturação do seu texto. As sequências de imagens, neste contexto, são conjuntos de quatro ou cinco imagens que são distribuídas desordenadamente. As crianças, numa primeira fase, devem ordená-las e, de seguida, legendá-las, de acordo com o observado na figura. Após a legendagem, preenchem os vários campos de uma planificação, adaptada (Niza, Segura & Mota, 2011) para, posteriormente, escreverem o seu texto. Para analisar e avaliar as produções, utilizei as técnicas de análise estatística e a análise de conteúdo. Para a primeira, foram construídos gráficos a partir de dados obtidos por mim para ser possível que fosse lida eficaz e rapidamente, enquanto que para a segunda tive em conta o que foi escrito, nas sequências, nas planificações e nos textos, sendo que verifiquei se as produções continham as várias categorias da narrativa, a saber, as personagens, o espaço, o tempo e a ação. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This project has, as the main focus, the writing of narrative texts, using sorted and labelled sequences of images and a text planning to help students to structure their narrative texts. It is based on the Action-Research method, with inspiration in the researching practice. The sequences of images are sets of four or five images which are distributed disorderly and, in a first phase, students must sort and then label them according to what they observed in the image. After that, students must fill in the several fields of a text plan, adapted from Niza, Segura & Mota, 2011, and subsequently write the narrative text. In order to analyse and evaluate the students’ productions, I used statistics analysis and content analyses. For the first, graphics were made with data which were gathered by me, so that it would be possible to read it effectively and rapidly, while for the second, I had in account what was written by the students in the sequences, plans and texts. I checked if the students’ productions contained the several categories of the narrative such as characters, space, time and action. | en |
| dc.description.sponsorship | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201597861 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/10483 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Sequência de imagens | pt_PT |
| dc.subject | Texto narrativo | pt_PT |
| dc.subject | Planificação | pt_PT |
| dc.subject | Sequence of images | en |
| dc.subject | Narrative text | en |
| dc.subject | Text planning | en |
| dc.subject | Relatório de projeto de investigação | pt_PT |
| dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
| dc.title | A escrita de textos narrativos | pt_PT |
| dc.title.alternative | a utilização de sequências de imagens | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | en |
| rcaap.type | masterThesis | en |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A escrita de textos narrativos_a utilização de sequências de imagens_definitiva.pdf
- Size:
- 4.62 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
