Repository logo
 
Publication

A escrita de textos narrativos

dc.contributor.advisorPereira, Luciano
dc.contributor.authorRebocho, Ana Beatriz Lares
dc.date.accessioned2015-12-14T15:44:06Z
dc.date.available2015-12-14T15:44:06Z
dc.date.issued2015-10
dc.date.submitted2015-12
dc.description.abstractEste projeto tem como enfoque principal o estudo da escrita de textos narrativos, utilizando sequências de imagens ordenadas e legendadas. Baseia-se no método investigação-ação com inspiração no de investigação sobre a própria prática. Teve-se sempre em conta a importância da planificação para auxiliar a criança na estruturação do seu texto. As sequências de imagens, neste contexto, são conjuntos de quatro ou cinco imagens que são distribuídas desordenadamente. As crianças, numa primeira fase, devem ordená-las e, de seguida, legendá-las, de acordo com o observado na figura. Após a legendagem, preenchem os vários campos de uma planificação, adaptada (Niza, Segura & Mota, 2011) para, posteriormente, escreverem o seu texto. Para analisar e avaliar as produções, utilizei as técnicas de análise estatística e a análise de conteúdo. Para a primeira, foram construídos gráficos a partir de dados obtidos por mim para ser possível que fosse lida eficaz e rapidamente, enquanto que para a segunda tive em conta o que foi escrito, nas sequências, nas planificações e nos textos, sendo que verifiquei se as produções continham as várias categorias da narrativa, a saber, as personagens, o espaço, o tempo e a ação.pt_PT
dc.description.abstractThis project has, as the main focus, the writing of narrative texts, using sorted and labelled sequences of images and a text planning to help students to structure their narrative texts. It is based on the Action-Research method, with inspiration in the researching practice. The sequences of images are sets of four or five images which are distributed disorderly and, in a first phase, students must sort and then label them according to what they observed in the image. After that, students must fill in the several fields of a text plan, adapted from Niza, Segura & Mota, 2011, and subsequently write the narrative text. In order to analyse and evaluate the students’ productions, I used statistics analysis and content analyses. For the first, graphics were made with data which were gathered by me, so that it would be possible to read it effectively and rapidly, while for the second, I had in account what was written by the students in the sequences, plans and texts. I checked if the students’ productions contained the several categories of the narrative such as characters, space, time and action.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.identifier.tid201597861
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10483
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSequência de imagenspt_PT
dc.subjectTexto narrativopt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectSequence of imagesen
dc.subjectNarrative texten
dc.subjectText planningen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA escrita de textos narrativospt_PT
dc.title.alternativea utilização de sequências de imagenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A escrita de textos narrativos_a utilização de sequências de imagens_definitiva.pdf
Size:
4.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: