Repository logo
 
Publication

A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível

dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.date.accessioned2023-12-04T10:34:05Z
dc.date.available2023-12-04T10:34:05Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de pro fessores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da inves tigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógi cas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possívept_PT
dc.description.abstractThe article questions the role of research in the initial training of educators and teachers in Portugal, analyzing its main perspectives and trends. Reflecting on the nature of professional teaching knowledge, we highlight some of the dimensions that should integrate a desirable pro file, defending the (re) valuation of research in initial training. The empirical work focuses on the analysis and critical assessment of a research-training practice developed within the scope of a Portuguese public higher education, which defends action research as a privileged research and training strategy for future education professionals. We identified the potential of this approach, as well as the institutional, pedagogical and epistemological tensions that ensued. In conclusion, we reinforce the need to give space and voice to research in teacher training, which requires the search for a balance, always dynamic and unstable, between the desirable and the possible.pt_PT
dc.description.abstractEl artículo cuestiona el papel de la investigación en la formación inicial de educadores y pro fesores en Portugal, analizando sus principales perspectivas y tendencias en la actualidad. Reflexionando sobre la naturaleza del conocimiento docente profesional, destacamos algu nas dimensiones que deben integrar un perfil deseable, defendiendo la (re) valoración de la investigación en la formación inicial. Centrando-se en el análisis crítica de prácticas de inves tigación-formación en el ámbito de la educación superior pública portuguesa, defiendendo la investigación acción como estrategia privilegiada de investigación y formación para los futuros profesionales educativos. Identificamos el potencial de este enfoque, así como las tensiones ins titucionales, pedagógicas y epistemológicas. En conclusión, refuerzamos la necesidad de dar espacio y voz a la investigación en la formación del profesorado, que exige la búsqueda del equilibrio, siempre dinámico e inestable, entre lo deseable y lo posible.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPires, A. L. (2021). A investigação na formação inicial docente: Um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível. Revista Educação em Questão, 59(62), p. 1-24pt_PT
dc.identifier.doi10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26937pt_PT
dc.identifier.issn1981-1802
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48163
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectConhecimento profissional docentept_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducation policiespt_PT
dc.subjectTeacher educationpt_PT
dc.subjectTeacher professional knowledgept_PT
dc.subjectAction- researchpt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectFormación del profesoradopt_PT
dc.subjectConocimiento professional docentept_PT
dc.subjectInvestigación-acciónpt_PT
dc.titleA investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possívelpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameOliveira Pires
person.givenNameAna Luisa
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
document.pdf
Size:
1.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: