Publication
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ruivo, Isabel Maria Silva | |
dc.contributor.author | Maior, Ana Sofia de Sousa Sotto | |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T16:16:20Z | |
dc.date.available | 2021-05-18T16:16:20Z | |
dc.date.issued | 2021-04-19 | |
dc.description.abstract | O Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É um trabalho de investigação e reflexão resultante do contacto com a realidade educativa de dois anos letivos, 2012/2013 e 2018/2019. Este Relatório é o resultado da observação e da participação em prática pedagógica, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, articulando a teoria e a prática em atividades que permitiram uma reflexão sustentada em pedagogos e investigadores na área da educação. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação de uma Proposta de Atividade. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de atividades dinamizadas por mim, por docentes e por colegas de estágio. Após o relato de cada atividade, apresento uma reflexão, realçando aspetos relevantes das atividades, tendo em atenção as aprendizagens, métodos/estratégias de ensino, comportamentos e atitudes, assim como desafios constantes da profissão de professor. No segundo capítulo, elaborei oito planificações, baseando a minha fundamentação nas Aprendizagens Essenciais em Articulação com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017). Estas planificações estão divididas pelas diversas disciplinas do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, no entanto, é dada maior relevância às disciplinas de matemática e de ciências naturais. No terceiro capítulo, dispositivos de avaliação, encontram-se quatro avaliações: duas referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB) e duas ao 2.º Ciclo do EB. Fazem parte deste capítulo, os dipositivos que foram realizados em sala de aula com as crianças do 2.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, assim como as respetivas grelhas com os parâmetros e cotações, além dos gráficos com as devidas análises de resultados. No quarto capítulo, apresento uma proposta de atividade interdisciplinar para ambos os ciclos do ensino básico, a qual designei de “Taminó”. Esta proposta tem como objetivos: memorização da tabuada da multiplicação; trabalho de equipa e interdisciplinaridade. Termino com uma reflexão final na qual abordo aspetos que considero pertinentes no que concerne à realização deste relatório, apresentando ainda as referências bibliográficas, eletrónicas e legislativas necessárias à contextualização deste Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202726096 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36519 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | relatório | pt_PT |
dc.subject | ensino do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | matemática | pt_PT |
dc.subject | ciências naturais | pt_PT |
dc.subject | ensino 2.° ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- ESE Relatório Final 3marco21.pdf
- Size:
- 2.51 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format