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Aperfeiçoamento do enfermeiro obstetra : facilitando o processo de inserção no centro de parto do Hospital Universitário Materno Infantil em São Luís Maranhão
datacite.subject.fos | CIÊNCIAS MÉDICAS | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, João Paulo | |
dc.contributor.author | Veras, Valdiclea | |
dc.date.accessioned | 2018-12-10T17:07:26Z | |
dc.date.available | 2018-12-10T17:07:26Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | A inserção do Enfermeiro obstetra no Centro de parto é o tema deste estudo cujo objetivo foi orientar e aperfeiçoar os enfermeiros obstetras em suas competências e habilidades para desenvolvimento de competências assistenciais ao trabalho de parto do Centro Obstétrico do Hospital Universitário Materno Infantil. Para a avaliação do conhecimento e da prática assistencial dos Enfermeiros perante as pacientes no processo de parto realizou-se administrou-se, de forma exploratória, um questionário. Após a aferição dos indicadores anteriores os mesmos profissionais foram submetidos a um programa de aprendizagem e treino no âmbito do acompanhamento e assistência junto das parturientes e posteriormente foi aferido o ganho dessa formação (aferido por questionário). O estudo foi realizado no Hospital Universitário Materno Infantil de São Luís Maranhão com os enfermeiros obstetras Segundo podemos constatar que 75% dos enfermeiros possuíam práticas e habilidades para acompanhar o trabalho de parto sendo que antes da fase de intervenção somente 42% tinham habilidades para acompanhamento do trabalho de parto. No pré teste 33% dos enfermeiros consideraram o trabalho de parto algo inesperado e perigoso no pós-teste, 17%dos enfermeiros continuaram achando o parto como inesperado e perigoso. No pré-teste 50% dos entrevistados tinham dificuldades de avaliar dilatação e apagamento e plano de Lee após a formação somente 17% ainda tinham dificuldades na avaliação fetal por cardiotocografia que ainda há necessidade de treinamentos posteriores para os enfermeiros, pois ainda 33% desses não tinham segurança em avaliar. Quanto a capacidade para identificar as distócias obstétricas e utilização de medidas corretivas simples tais como: amniotomia, estimulação ocitócica, hidratação oral ou venosa, etc. conforme diretrizes de assistência ao parto 33% antes da intervenção responderam serem capazes e após a formação75% se sentiam capazes de identificar as distócias e utilizar as medidas de correção. Outro indicador importante na avaliação, antes da formação, foi que 58% dos enfermeiros obstetras indicaram conhecer a dinâmica e o processo de parto apresentado pelo Partograma, essa mesma proporção aumentou após a formação e que foi de 83% no pós-teste que durante a intervenção houve um aumento dos partos de risco habitual realizados pelo enfermeiro obstetra. Podemos concluir que o desenvolvimento do projeto de intervenção apontaram significativas conquistas relacionadas a inserção do enfermeiro no trabalho de parto,”observou-se”durante essa intervenção um aumento 47% dos números de partos realizados por enfermeiros obstetras, mudanças de comportamento não só com esses profissionais mas também com os enfermeiros assistenciais que começaram se envolver no mesmo projeto, ocorrendo assim mudanças comportamentais relacionadas ao cuidado com a parturiente. A efetiva participação dos enfermeiros obstetras na assistência ao parto e nascimento na instituição demonstrou confiança no trabalho em equipe, no atendimento humanizado.Consideramos este projeto, viável, exequível e um excelente estímulo para melhorar a assistência as mulheres de modo integral,empoderando essas parturientes a fim de que sejam protagonistas de seu parto. | pt_PT |
dc.description.abstract | The insertion of the obstetrician nurse in the birthing center is the theme of this study whose objective was to guide and perfect obstetrical nurses in their skills and abilities to develop assistance skills for labor in the Obstetric Center of Materno Infantil University Hospital. A questionnaire was administered in an exploratory manner to assess the knowledge and nursing care practice of nurses in the process of childbirth. After the previous indicators were measured, the same professionals underwent a training and apprenticeship program in the context of the follow-up and assistance to the parturients, and later the gain of this training (measured by questionnaire) was evaluated. The study was carried out at the Maternity Children's Hospital of São Luís Maranhão with the obstetrician nurses Second, we observed that 75% of the nurses had practices and skills to monitor labor, and that before the intervention phase only 42% had skills to monitor labor. In the pretest 33% of nurses considered labor unexpected and dangerous in the post-test, 17% of nurses continued to find delivery as unexpected and dangerous. In the pretest 50% of the interviews had difficulties to evaluate dilatation and erasure and Lee's plan after the training only 17% still had difficulties in the fetal assessment by cardiotocography that there is still need of further training for the nurses, since still 33% of these did not have evaluation Regarding the ability to identify obstetrical distractions and the use of simple corrective measures such as: amniotomy, oxytocic stimulation, oral or venous hydration, etc. according to the guidelines for childbirth care, 33% before the intervention responded that they were capable and, after training, 75% felt capable of identifying distractions and using corrective measures. Another important indicator in the evaluation, before the training, was that 58% of the obstetrician nurses indicated to know the dynamics and the process of delivery presented by the Partogram, that same proportion increased after the training and that was of 83% in the post test that during the intervention there was an increase in usual risk deliveries performed by the obstetrician nurse. We can conclude that the development of the intervention project pointed out significant achievements related to the insertion of the nurse in labor, "observed" during this intervention a 47% increase in the number of deliveries performed by obstetricians, behavioral changes not only with these professionals but also with the care nurses who started to get involved in the same project, thus making behavioral changes related to parturient care. The effective participation of obstetrician nurses in childbirth care at the institution demonstrated confidence in teamwork and humanized care. We consider this feasible, feasible project and an excellent stimulus to improve the care of women in an integral way, empowering these women to so that they are protagonists of their birth. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202516121 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/25231 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem obstétrica | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de parto | pt_PT |
dc.title | Aperfeiçoamento do enfermeiro obstetra : facilitando o processo de inserção no centro de parto do Hospital Universitário Materno Infantil em São Luís Maranhão | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação para a Saúde | pt_PT |