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O onboarding como um primeiro passo para o desenvolvimeno de uma estratégia de marketing interno: Estudo de caso kpBuS

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorBenbelaid, Melissa Oliveira Salgado
dc.date.accessioned2022-12-12T10:59:10Z
dc.date.available2022-12-12T10:59:10Z
dc.date.issued2022-11-25
dc.description.abstractNuma era de pleno emprego, aceita-se, com alguma naturalidade, que as pessoas são o recurso mais poderoso das organizações modernas. De facto, no contexto organizacional, nunca foi tão discutida a questão da Gestão do Talento. Neste sentido, torna-se imperativo que as empresas invistam em estratégias de marketing interno, através de um trabalho em conjunto com a gestão de recursos humanos, para que sejam atendidas as necessidades dos clientes internos, tendo em vista a sua motivação e satisfação. Posto isto, a presente investigação surge no contexto de um relatório de estágio no Centro de Serviços Partilhados kpBuS, e visa estudar a criação de estratégias de marketing interno que contemplem a criação de um programa de onboarding para os colaboradores da organização, com vista à sua retenção. Através da adoção de uma metodologia de estudo de caso, foi desenvolvido um inquérito por questionário orientado para os colaboradores da empresa (29 respostas) e ainda 5 entrevistas semi-estruturadas, em profundidade, de forma a compreender quais as principais necessidades sentidas e qual a perceção dos mesmos face às estratégias internas levadas a cabo pela empresa. De acordo com as respostas obtidas, foi possível compreender que a maioria dos colaboradores concorda que a integração através do proceso de onboarding influencia o grau de satisfação, de compromisso e de envolvimento com a organização e que, efetivamente, a kpBuS apresenta algumas fragilidades no que a este assunto diz respeito, havendo espaço para melhoria. No entanto, ao nível das estratégias de marketing interno, foi possível averiguar que os colaboradores da kpBuS sentem que a empresa os trata como clientes internos e que, por sua vez, as suas necessidades e desejos são uma preocupação ativa para a organização.pt_PT
dc.identifier.tid203116933pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42598
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectOnboardingpt_PT
dc.subjectAcolhimento e Integraçãopt_PT
dc.subjectClientes internospt_PT
dc.subjectCentro de serviços partilhadospt_PT
dc.subjectkpBuSpt_PT
dc.titleO onboarding como um primeiro passo para o desenvolvimeno de uma estratégia de marketing interno: Estudo de caso kpBuSpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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