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Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na Didática da Economia e Contabilidade

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No quadro atual da profissionalização dos candidatos a professor, desempenha um papel muito relevante a Prática de Ensino Supervisionada. Num processo com uma duração de 2 anos, os candidatos à docência realizam o Curso de Mestrado em Ensino na sua área científica, sendo que, a par de aprendizagens e desenvolvimento de competências pedagógicas e didáticas e metodologias de ensino nas diferentes unidades curriculares que constituem o plano do Curso, aplicam essas aprendizagens nas unidades de Iniciação à Prática Profissional I, II, III e IV, realizadas numa Escola Básica e Secundária sob a supervisão de um Professor Cooperante. Em conformidade com o currículo do Curso, durante 4 semestres os mestrandos inserem-se numa escola, de forma gradual, mas progressiva no sentido de conhecerem uma escola “por dentro”, de se familiarizarem com problemas e alternativas de solução, de observar aulas lecionadas por colegas experientes, de experimentarem práticas e metodologias de ensino. O processo culmina com a lecionação de um conjunto de aulas numa das turmas do Professor Cooperante, que o mestrando desenvolve no quadro de um processo de cariz investigativo sobre a prática docente e que é apresentado no Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Neste Relatório, o mestrando evidencia a problemática que investigou, justifica a sua pertinência, destaca as metodologias de ensino-aprendizagem que utilizou justificando-as do ponto de vista teórico e reflete sobre a prática. Finalmente, o mestrando apresenta o seu Relatório, que é sujeito a provas públicas de mestrado e, se tiver sucesso, obtém o grau de Mestre em Ensino numa área científica e obtém a qualificação profissional para a docência. À semelhança do que se verifica com outros cursos de mestrado, o trabalho realizado pelos mestrandos é aprovado e a sua “vida útil” muitas vezes termina aí. As aprendizagens feitas pelo mestrando, a vivência e debate da experiência, as reflexões havidas, numa palavra, o conhecimento produzido ao longo do Curso de mestrado não se disseminam. E é essa a razão de ser da presente Obra e de outras que a seguirão. Conscientes de que o desenvolvimento do conhecimento é contínuo e que, cada vez que iniciamos uma investigação deveremos contar com aquilo que os nossos predecessores já trouxeram à superfície, enquanto docentes e orientadores decidimos convidar alguns dos mestrandos do Curso de Mestrado do Ensino da Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, para nos darem conta das suas experiências investigativas que poderão constituir mais um elemento de estudo para os futuros candidatos aos cursos de mestrado em ensino. A esta primeira obra seguir-se-ão outras que trarão a público, experiências dos mestrandos dos diversos cursos de mestrado disponibilizados pelo Instituto de Educação da Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na Didática da Economia e Contabilidade 4 Universidade de Lisboa e de outras instituições similares, inseridas nesta nova coleção da EDUCA, os Cadernos de Mestrado. Para este primeiro número dos Cadernos de Mestrado, reunimos um conjunto de contributos acerca de metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na Didática da Economia e da Contabilidade. O Capítulo Introdutório, que identifica o fio condutor subjacente aos contributos de 5 novos professores profissionalizados do Grupo 430 – Economia e Contabilidade do Ensino Secundário, da autoria de Ana Luísa Rodrigues e Belmiro Cabrito, evidencia o papel das metodologias de trabalho cooperativo com o recurso a tecnologias digitais para aprendizagens ativas e significativas. No Capítulo 1, Anabela Correia mostra-nos como a utilização do caso de estudo pode potenciar a aprendizagem da Economia, numa turma do 12º ano dos Cursos Científico Humanísticos. No Capítulo 2, Ana Filipa Joaquim mostra as virtualidades e potencialidades do trabalho de projeto na aprendizagem nos Cursos Profissionais, através da sua utilização na disciplina de Atividades de Integração. Por seu turno, Miquelina Silva no Capítulo 3 traz-nos também os resultados de experiências de trabalho cooperativo no processo de ensino-aprendizagem nos Cursos Profissionais, assente na sua experiência numa turma da Região Autónoma da Madeira. No Capítulo 4, Ana Gomes Alves mostra como a experiência de recorrer às TIC como processo contínuo de avaliação formativa teve efeitos positivos na facilitação e consecução das aprendizagens numa turma de Economia do Ensino Regular. O Capítulo 5 apresenta um estudo da Isabel Teixeira da Mota sobre o Desenvolvimento de competências de pensamento crítico na Ciência Política. Finalmente, Emanuel Vasconcelos no Capítulo 6 evidencia o papel que a pedagogia intercultural pode desempenhar na aprendizagem quando o docente se encontra perante um conjunto de alunos de diferentes nacionalidades, com os seus costumes, culturas, experiências e idiomas diferentes, realidade, aliás, cada vez mais frequente nas nossas escolas. Com este conjunto de intervenções, esperamos contribuir para a disseminação do conhecimento científico que vai sendo construído nos cursos de mestrado em ensino e apoiar todos aqueles que fazem da reflexão sobre a prática docente uma parte importante do seu dia-a-dia.

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