| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.1 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A comunicação está na base do comportamento humano em sociedade e no acesso à
informação. No entanto, aquilo que para a maioria dos seres humanos surge
naturalmente, em crianças com necessidades educativas especiais pode representar
um verdadeiro desafio.
Pretendeu-se com este trabalho aprofundar o conhecimento sobre as necessidades
educativas especiais, relacionando-as com o autismo, a surdez e os Implantes
Cocleares.
Tendo como caso de estudo uma criança surda com implante coclear e autismo, o
objetivo principal do trabalho desenvolvido foi a implementação de estratégias que
facilitassem a sua comunicação e pudessem potenciar o seu acesso a informações e
novos conhecimentos. É sabido que as crianças com autismo têm formas
preferenciais para comunicar e aprender, sendo que neste caso em particular,
procurando ir ao encontro das suas necessidades e interesses específicos utilizou-se a
música e as Tecnologias de Informação e Comunicação, mais concretamente os
programas digitais Vox4all e vídeos do Youtube. Embora algumas condicionantes,
ao longo do período de intervenção inicialmente previsto, tenham ocorrido, tal como
uma segunda cirurgia para colocação de novo implante com consequente
internamento hospitalar, uma avaliação externa confirmou a eficácia e eficiência das
estratégias utilizadas com a criança e também o impacto benéfico do apoio familiar
proporcionado.
Description
Keywords
Comunicação Surdez Autismo Implante Coclear
