Repository logo
 
Publication

Atitude do consumidor português em relação ao rótulo biológico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorCosteira, Isilda Guedes
dc.date.accessioned2018-10-22T12:41:57Z
dc.date.available2018-10-22T12:41:57Z
dc.date.issued2018-09-20
dc.description.abstractA crise económica que afetou Portugal moldou o comportamento de compra dos consumidores portugueses, o preço e os descontos têm um enorme poder na tomada de decisão de compra do consumidor português. A recuperação económica que Portugal tem vindo a apresentar nos últimos anos trouxe também novos fatores incluídos neste processo de decisão, um deles foi a abertura ao consumo de produtos biológicos. O aumento no consumo deste mercado e a descoberta de um gap aliado entre a intenção de compra do consumidor de produtos biológicos com a sua compra atual levou à realização desta investigação. É de esperar que os resultados tragam um contributo académico suficientemente importante, para que possa contribuir para um aumento no consumo deste tipo de produtos em Portugal, visto que o mercado é ainda constituído por um nicho. Deste modo o objetivo desta investigação será investigar a relação entre a motivação do consumidor, a compreensão e o uso do rótulo biológico em produtos alimentares. Foram recolhidos dados estatísticos através da divulgação de um questionário em formato online com uma amostra de 181 participantes. Com a realização de alguns testes estatísticos as duas grandes conclusões são a falta de compreensão que a amostra demonstrou para com o conceito e pela relação significativa que a motivação tem no uso do rótulo biológico. É muito difícil que um consumidor torne a sua motivação em uso quando na verdade não compreende, e será aqui que as principais entidades terão de incidir. Ensinar os consumidores sobre o modo de produção biológica, será crucial para que o consumo de produtos biológicos em Portugal obtenha um crescimento notório.pt_PT
dc.identifier.tid201984873pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24436
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectbiologicalpt_PT
dc.subjectattitudept_PT
dc.subjectconsumerpt_PT
dc.subjectmotivationpt_PT
dc.subjectunderstandingpt_PT
dc.subjectusept_PT
dc.titleAtitude do consumidor português em relação ao rótulo biológicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
isilda_costeira.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: