Repository logo
 
Publication

Estudos de tendências, a imersividade e as narrativas socioculturais nos advergames: Contributos para a comunicação publicitária contemporânea

dc.contributor.advisorCantú, William Afonso
dc.contributor.authorNovo, Luísa Santos
dc.date.accessioned2025-11-24T14:32:43Z
dc.date.available2025-11-24T14:32:43Z
dc.date.issued2025-11-14
dc.description.abstractA presente dissertação investiga os advergames enquanto estratégias de comunicação publicitária em articulação com a análise de tendências socioculturais contemporâneas. Partindo dos Estudos de Tendências como ferramenta de análise cultural, investigou-se de que forma as manifestações culturais moldam estratégias de comunicação e influenciam a forma como as marcas comunicam com públicos — cada vez mais conectados, exigentes e imersos em ambientes digitais. Recorrendo a uma metodologia qualitativa através do coolhunting e da análise de tendências, foram examinados vários casos de advergames com presença publicitária marcante em videojogos, como por exemplo Fortnite, Valorant e Netflix Games. Este estudo indica padrões estéticos, narrativos e comportamentais que mais captam o interesse do público, destacando a convergência entre o entretenimento, identidade cultural e envolvimento emocional. Conclui-se que os advergames, mais do que meros instrumentos promocionais, funcionam como espelhos das mudanças sociais e como meios eficazes de captação e fidelização de públicos na era digital.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates advergames as advertising communication strategies in conjunction with the analysis of contemporary sociocultural trends. Based on Trend Studies as a tool for cultural analysis, it explores how cultural manifestations shape communication strategies and influence the way brands engage with increasingly connected, demanding, and digitally immersed audiences. Using a qualitative methodology through coolhunting and trend analysis, several cases of advergames with strong advertising presence in video games—such as Fortnite, Valorant, and Netflix Games—were examined. This study identifies aesthetic, narrative, and behavioral patterns that most effectively capture public interest, highlighting the convergence of entertainment, cultural identity, and emotional engagement. It concludes that advergames, more than mere promotional tools, function as mirrors of social change and as effective means of attracting and retaining audiences in the digital age.eng
dc.identifier.tid204055474
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59982
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAdvergames
dc.subjectTendências socioculturais
dc.subjectGamificação
dc.subjectComportamento do consumidor
dc.subjectPublicidade interativa
dc.titleEstudos de tendências, a imersividade e as narrativas socioculturais nos advergames: Contributos para a comunicação publicitária contemporânea
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMestrado em Design e Publicidade

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MOD-195.IADEV02_Modelo_DissertacaoTrabalho_Mestrados_IADE.pdf
Size:
8.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: