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Análise da abordagem educacional no nível de conhecimento de idosos acerca dos riscos de queda
datacite.subject.fos | Ciências Médicas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Anabela Correia | |
dc.contributor.author | Filho, Agêge Haidar | |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T17:00:03Z | |
dc.date.available | 2019-02-15T17:00:03Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | Segundo dados da própria OMS, estima-se que, para o ano de 2050, existirão cerca de 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais no mundo, sendo a maioria vivendo em países em desenvolvimento. Neste contexto, a estimativa desse aumento expressivo no número de idosos, o grande desafio é o estabelecimento de políticas públicas e estratégias que venham garantir a qualidade de vida dessas pessoas idosas. As estratégias de educação a exemplo de palestras, cartilhas e autocuidados apresentam evidência de moderada a forte e têm sido usadas para melhorar o enfrentamento de doença e aderência aos tratamentos propostos. O objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem educacional no nível de conhecimento de idosos acerca dos riscos de queda.Trata de um estudo de caráter quantitativo, descritivo de delineamento longitudinal, realizada no período de outubro de 2017 a março de 2018 em 60 idosos de ambos os sexos, selecionados de forma não probabilística, da Comunidade da Ponta-do-Farol, sendo um grupo de idosos participantes de reunião regular da comunidade assistida pela Pastoral da Pessoa Idosa. Os idosos participaram de 4 encontros com palestras informativas na temática de quedas e após foi aplicado o questionário de Kirkpatrick. A análise dos dados foi realizada com o teste do quiquadrado de independência, o teste do quiquadrado de aderência e ainda, foi aplicado o teste de correlação de Spearman (Rs). O programa estatístico utilizado foi o SPSS 24.0 (IBM, Armonk, NY, USA). O nível de significância estabelecido foi de 5%. A maioria da amostra foi constituída de idosas do sexo feminino, viúvas. A escolaridade não foi um fator que influenciou na frequência de queda dos participantes (P>0,05). Com relação ao nível de conhecimento, não demonstrou ter havido diferença significativa no decorrer dos encontros. Os resultados expressaram que houve uma correlação significativa entre o número de encontros e o aumento dos escores da autopercepção da saúde. Os níveis de conhecimento de idosos acerca do risco de quedas e sua aplicabilidade na vida cotidiana aumentou, embora esse incremento não tenha tido diferença significativa. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202500101 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/27842 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Idoso | pt_PT |
dc.subject | Nível de conhecimento | pt_PT |
dc.subject | Queda | pt_PT |
dc.title | Análise da abordagem educacional no nível de conhecimento de idosos acerca dos riscos de queda | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação para a Saúde | pt_PT |