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Análise da abordagem educacional no nível de conhecimento de idosos acerca dos riscos de queda

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Anabela Correia
dc.contributor.authorFilho, Agêge Haidar
dc.date.accessioned2019-02-15T17:00:03Z
dc.date.available2019-02-15T17:00:03Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractSegundo dados da própria OMS, estima-se que, para o ano de 2050, existirão cerca de 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais no mundo, sendo a maioria vivendo em países em desenvolvimento. Neste contexto, a estimativa desse aumento expressivo no número de idosos, o grande desafio é o estabelecimento de políticas públicas e estratégias que venham garantir a qualidade de vida dessas pessoas idosas. As estratégias de educação a exemplo de palestras, cartilhas e autocuidados apresentam evidência de moderada a forte e têm sido usadas para melhorar o enfrentamento de doença e aderência aos tratamentos propostos. O objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem educacional no nível de conhecimento de idosos acerca dos riscos de queda.Trata de um estudo de caráter quantitativo, descritivo de delineamento longitudinal, realizada no período de outubro de 2017 a março de 2018 em 60 idosos de ambos os sexos, selecionados de forma não probabilística, da Comunidade da Ponta-do-Farol, sendo um grupo de idosos participantes de reunião regular da comunidade assistida pela Pastoral da Pessoa Idosa. Os idosos participaram de 4 encontros com palestras informativas na temática de quedas e após foi aplicado o questionário de Kirkpatrick. A análise dos dados foi realizada com o teste do quiquadrado de independência, o teste do quiquadrado de aderência e ainda, foi aplicado o teste de correlação de Spearman (Rs). O programa estatístico utilizado foi o SPSS 24.0 (IBM, Armonk, NY, USA). O nível de significância estabelecido foi de 5%. A maioria da amostra foi constituída de idosas do sexo feminino, viúvas. A escolaridade não foi um fator que influenciou na frequência de queda dos participantes (P>0,05). Com relação ao nível de conhecimento, não demonstrou ter havido diferença significativa no decorrer dos encontros. Os resultados expressaram que houve uma correlação significativa entre o número de encontros e o aumento dos escores da autopercepção da saúde. Os níveis de conhecimento de idosos acerca do risco de quedas e sua aplicabilidade na vida cotidiana aumentou, embora esse incremento não tenha tido diferença significativa.pt_PT
dc.identifier.tid202500101
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27842
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectIdosopt_PT
dc.subjectNível de conhecimentopt_PT
dc.subjectQuedapt_PT
dc.titleAnálise da abordagem educacional no nível de conhecimento de idosos acerca dos riscos de quedapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação para a Saúdept_PT

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